Saresp atinge maior adesão de sua história

Provas foram aplicadas em 8,7 mil escolas de 533 municípios paulistas

qua, 02/12/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

(atualizado 7 de dezembro)

Neste ano, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), realizado pela Secretaria da Educação, conquistou a maior adesão em toda a sua história. De 2.480.512 estudantes inscritos, 77% realizaram o exame no primeiro dia. No segundo, o percentual foi de 75% e, no terceiro, mais de 70%. Em sua 12ª edição, a maior avaliação do ensino fundamental e médio do País teve a participação de escolas particulares e municipais.

As provas foram aplicadas em 8,7 mil escolas de 533 municípios paulistas com a participação de 14 mil fiscais e 79 mil aplicadores. A participação nas escolas estaduais foi a mais alta nos três dias. Em seguida, vieram as municipais. As despesas com a avaliação municipal também foram custeadas pelo Governo do Estado, que investiu R$ 7,1 milhões na iniciativa.

A avaliação foi criada com o objetivo de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista. Participam alunos da segunda, quarta, sexta e oitava séries do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio de escolas estaduais, municipais e particulares. O resultado das provas de Matemática e Língua Portuguesa é computado no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

No primeiro semestre de 2010, as escolas receberão o relatório de seu desempenho no Saresp e serão orientadas em como interpretar seus resultados para melhorar a aprendizagem dos seus alunos, quais suas deficiências e seus pontos fortes.

Da Agência Imprensa Oficial