Saresp 2009 já tem adesão de 70% dos municípios paulistas

Escolas particulares também demonstram interesse em participar da avaliação

ter, 23/06/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

De cada dez cidades do Estado de São Paulo, sete já garantiram a participação no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp). De acordo com o balanço realizado pela Secretaria de Educação, até a última quinta-feira, 18, 454 cidades do Estado manifestaram interesse em participar do exame. Além das escolas estaduais, outras 80 colégios particulares solicitaram participação na prova.

A Pasta vai arcar com todos os custos da aplicação das provas para os estudantes da rede municipal. “As redes municiais e particulares estão interessadas em participar da maior avaliação educacional do Estado. Isso mostra a importância do Saresp na busca pela melhoria da qualidade do ensino”, disse o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

O prazo para se inscrever na avaliação termina no dia 30 de junho. Até 15 de julho, é necessário enviar o termo preenchido, pelos Correios, para a Fundação para o Desenvolvimento para a Educação (FDE), conforme orientações no site da Secretaria.

As provas serão realizadas entre os dias 10 e 12 de novembro. O resultado da avaliação tem implicação direta no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo), utilizado para calcular o bônus pago aos professores da rede.

O Saresp é aplicado aos alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (em escolas com ciclo de oito anos) e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para as unidades que já implantaram o regime de nove anos no Ensino Fundamental, o exame é destinado aos estudantes matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos.

As disciplinas avaliadas no exame são língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de uma redação. Só na rede estadual, o Saresp deve atingir cerca de 2 milhões de alunos em 5,3 mil escolas.