Saresp 2008: SP chega a 90,2% de crianças alfabetizadas

Há um ano, percentual de alfabetização de crianças com até 8 anos de idade era de 87,4%

sex, 10/04/2009 - 11h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação divulgou nesta semana os resultados do Saresp 2008 – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Sobre o 2ª ano do Ensino Fundamental, quando os alunos devem especialmente iniciar aptidão de ler e escrever, os dados de língua portuguesa mostram evolução significativa: 90,2% dos estudantes atingiram essas capacidades, crescimento de 2,8 pontos percentuais em relação a 2007, quando 87,4% tinham as características.

O resultado da 2ª série do Ensino Fundamental mostra o acerto do programa Ler e Escrever que, entre outros pontos, coloca um professor auxiliar em salas de aula da 1ª série do Ensino Fundamental.

“Os dados são animadores. São Paulo vem acertando a base, as séries iniciais. Com os alunos alfabetizados, uma boa base pedagógica, o percurso nas demais séries torna-se melhor”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O Ler e Escrever chegou no ano passado à Grande São Paulo, após ser implantado na capital em 2007. Já neste ano é a vez do interior e litoral. Com o projeto em todo o Estado, a Secretaria acredita que os números avancem mais nos próximos anos.

Sobre o Saresp

O Saresp foi retomado pela Secretaria em 2007. No ano passado teve sua segunda edição em formato reformulado. No fim de novembro, os alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de todo o Estado passaram por avaliação de aprendizado, somando cerca de 1,8 milhão de estudantes.

O Saresp propicia comparação com o Saeb/Prova Brasil, a avaliação de rendimento do governo federal, aplicada a cada dois anos em todo o país, incluindo São Paulo. O Saresp é a base para o Idesp, o índice de desempenho das escolas estaduais, com o qual a Secretaria pôde estipular metas anuais a todas unidades e, assim, propiciar o pagamento de bônus por desempenho a seus cerca de 270 mil funcionários (195 mil receberam bônus neste ano).
 
Da Secretaria de Estado da Educação