Saresp 2008 abrangerá questionário sobre aprendizagem para professores

Segundo estimativas, cerca de 85 mil educadores se enquadram no público-alvo da pesquisa. Eles podem participar do levantamento por meio do site da Se

dom, 28/09/2008 - 15h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação está realizando o maior levantamento sobre fatores associados à aprendizagem do Brasil. Desde segunda-feira, 22, professores, supervisores de ensino e diretores de escola vinculados às 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e à 3ª série do ensino médio da rede estadual, estão sendo chamados a responder a um questionário sobre fatores relacionados às condições de trabalho com os alunos, aos métodos de avaliação e ao dia-a-dia da escola.

Segundo estimativas, cerca de 85 mil educadores se enquadram no público-alvo da pesquisa. Eles podem participar do levantamento por meio do site da Secretaria até 24 de outubro. Apesar de não ser obrigatória, a participação é considerada muito importante pelas autoridades de ensino. Isso porque o objetivo é cruzar as respostas com as do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), exame que irá avaliar todos os alunos destas séries (cerca de 1,8 milhão). E, a partir daí, identificar problemas e buscar soluções para melhorar a qualidade da educação nas 5,5 mil escolas.

Cronograma de acesso – O sistema produzido pela Secretaria para a realização do levantamento permite que o participante tenha uma semana para completar o questionário, já que é possível salvar página por página. Há, em média, 100 perguntas para serem respondidas. Elas são objetivas e abrangem temas como as características do funcionamento da escola, dificuldades em sala de aula, a forma de utilização de materiais, a relação entre alunos, professores e pais, condições de avaliação internas, o interesse dos alunos, entre outros. Além das questões básicas, há as específicas de acordo com a disciplina lecionada pelo professor.

Pelo cronograma elaborado, os supervisores devem acessar a pesquisa de 22 a 26 de setembro; os professores das 2ª e 4ª séries do fundamental, de 29 de setembro a 3 de outubro; os da 6ª do fundamental, de 6 a 10 de outubro; os da 8ª, de 13 a 17 de outubro; e os do terceiro ano do ensino médio, de 20 a 24 de outubro.

Questionários de fatores associados à aprendizagem já são realizados em avaliações brasileiras, mas é a primeira vez que ocorre uma aplicação a todo o grupo de uma rede. A rede de ensino estadual paulista é a maior do País. Os cerca de 2 milhões de alunos que participarão do Saresp também receberão uma pesquisa para responder. Ela será distribuída cerca de um mês antes da avaliação, em papel, para ser levada para casa. Conterá questões para os estudantes e seus pais.

Da Secretaria da Educação

(M.S.)