Saresp 2007 mostra caminhos para mais qualidade na Educação de SP

Língua portuguesa tem melhor desempenho; matemática terá programa intensivo de recuperação

qui, 13/03/2008 - 13h42 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação divulgou nesta quinta-feira, 13, os resultados do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento do Estado de São Paulo) 2007. A avaliação, de todas as 5.500 escolas estaduais, possibilita um diagnóstico preciso sobre a situação da Educação estadual paulista e mostra que em língua portuguesa houve melhora significativa, diferentemente de matemática, disciplina com pouca variação positiva e que, por isso, já vem tendo programa intensivo de qualidade elaborado pela pasta.

Leia também:

Os dados de língua portuguesa do Saresp 2007 mostram que, em comparação ao desempenho dos alunos da rede estadual de São Paulo no Saeb 2005 (avaliação federal no Estado), todas as séries tiveram crescimento nas médias. Na 4ª série do Ensino Fundamental, por exemplo, a média passou de 178 (média do Saeb 2005 em SP) para 187. Na 8ª o crescimento foi de 228 para 243. Na 3ª série do Ensino Médio houve ampliação de 254 para 263. A 6ª do Fundamental teve média de 210,4, mas não é possível a comparação porque o Saeb não avalia esta série.

Em matemática a rede estadual manteve a média de 183 pontos na 4ª série e ampliou dois pontos na 8ª e na 3ª do Ensino Médio (230 para 232 e 262 para 264, respectivamente). “Estamos investindo pesadamente na recuperação de matemática. Desde o início do ano os alunos de 5ª a 8ª e de Ensino Médio estão com recuperação desta disciplina, por 42 dias, algo inédito no Brasil. Já em abril iremos implementar uma nova recuperação paralela, focada nas dificuldades identificadas no Saresp”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Ações de qualidade

As ações da Secretaria não param por aí. Toda a rede terá um currículo a ser seguido, com indicações das expectativas de  aprendizagem para dar base ao ensino em sala de  aula. Com os dados do Saresp é possível direcionar projetos, já neste ano. Os professores da disciplina passarão por capacitação  intensiva e as escolas com pior desempenho terão ações imediatas, com alunos em dificuldade e professores.

Além de projetos para matemática, a Secretaria vem implementando mudanças para o Ensino Médio e para as séries iniciais. No Ensino Médio a recuperação em matemática e língua portuguesa está a todo vapor. Os alunos terão diversificação curricular, com reforço ao aprendizado ou ensino técnico, a partir de agosto. Todos os professores terão uma currículo a ser seguido, com expectativas de aprendizagem para cada aula.

Nas séries iniciais, 1ª e 2ª, os resultados já aparecem, fruto de programas sucessivos do governo do Estado. A Secretaria tem como uma de suas 10 metas, até 2010, alfabetizar todos alunos com 8 anos de idade. De acordo com o Saresp 2007, faltam 12% para atingir o objetivo.

Saresp

O Saresp 2007 foi realizado com cerca de 2 milhões de alunos, em novembro do ano passado. Sua comparação com o Saresp 2005 (último realizado) não é possível devido à diferença de sistema utilizado. A partir deste ano o Saresp será comparável com as avaliações seguintes e com as avaliações federais. Com o Saeb 2005 esta comparação já é possível, pois seguiram a mesma base e métrica. Todas escolas receberão boletins com as médias e sua distribuição de notas.

Outros resultados do Saresp 2007 mostram, por exemplo, que alunos com lição corrigida pelos professores vão melhor na escola do que os que não têm esta correção. O estudo é possível devido a questionários respondidos pelos alunos no momento da prova. “Isto é muito importante. Mostra que a cobrança é positiva, que o aluno precisa de acompanhamento, na escola e em casa”, diz a secretária Maria Helena.

Veja mais detalhes e a apresentação completa na Sala de Imprensa

Da Secretaria da Educação

(I.P.)