Sarampo: paulistas devem colocar vacinação em dia

Quem está com a vacina atrasada deve procurar um posto de saúde mais próximo e atualizar a caderneta

qui, 21/02/2013 - 11h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde orienta a população paulista a colocar em dia a vacinação contra o sarampo. O Estado registrou o primeiro caso importado da doença neste ano. Segundo investigação do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria, trata-se de um rapaz de Bauru, de 20 anos, com histórico de viagem para Flórida (EUA).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Quem estiver com a caderneta desatualizada deve procurar o posto de saúde mais próximo e tomar a tríplice viral, usada na prevenção do sarampo e também contra rubéola e caxumba. No calendário básico de vacinação, a primeira dose é aplicada aos 12 meses de idade e uma segunda dose entre 4 e 6 anos. Para pessoas entre 7 e 19 anos são recomendadas duas doses (com intervalo de 30 dias) e para quem tem entre 20 e 50 anos, pelo menos uma dose.

O sarampo é uma doença viral altamente transmissível. A circulação do vírus ocorre em diferentes partes do mundo, como a Europa, Ásia, Oceania e África. Somente neste ano, há informações de circulação intensa no Reino Unido, Congo, Uganda e Paquistão. O Estado de São Paulo não confirmou casos de sarampo em 2012.

Sintomas

Os sintomas do sarampo são febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos a recomendação é para procurar imediatamente um serviço de saúde e evitar contato com outras pessoas antes do atendimento médico.

Do Portal do Governo do Estado