SAP recebe computadores para Projeto Infopen

Equipamentos controlarão o Sistema de Informações Penitenciárias

qua, 30/01/2008 - 16h21 | Do Portal do Governo

O Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), órgão do Ministério da Justiça (MJ) doou em solenidade na última segunda-feira, 28, 66 microcomputadores para unidades prisionais da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP). Os equipamentos serão utilizados como estações de trabalho do Infopen (Sistema Nacional de Informações Penitenciárias).

Na cerimônia de entrega, estiveram presentes, dentre outras autoridades, o diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Mauricio Kuehne, o secretário da Administração Penitenciária, Antonio Ferreira Pinto, o diretor nacional de Políticas Penitenciárias, André Luiz de Almeida e Cunha e a coordenadora do Projeto Infopen, Ana Lúcia Chaves.

De maneira geral, o objetivo do Projeto Infopen é justamente criar uma ferramenta a custo zero que possibilita informações detalhadas sobre a questão penal no país. Alimentado pelas diversas unidades prisionais dos Estados da Federação, o sistema fornecerá informações sobre processos jurídicos, cadastro de advogados, identificação biométrica, relação de visitas, dados sociais, peculiaridades e até marcas no corpo.

 “Trata-se de um projeto bastante amplo, todo feito com nível abrangente de pesquisa”, destacou a coordenadora do Infopen, Ana Lúcia Chaves. Ela lembrou que todo o trabalho de informatização foi feito não por empresas privadas, mas por uma equipe do próprio DEPEN.

Importância

De acordo com o diretor nacional de Políticas Penitenciárias, André Luiz de Almeida, Estados como São Paulo, Pará ou Rio de Janeiro, por exemplo, possuem um excelente sistema de conhecimento de sua população carcerária. “O desafio do Infopen é ser um sistema gratuito que possa integrar todo o país”, completou. O sistema já está em andamento em 13 Estados da Federação.

O secretário da Administração Penitenciária, Antonio Ferreira Pinto, reforçou a importância do Infopen para o Estado de São Paulo e afirmou que vai solicitar aos dirigentes de unidades prisionais que forneçam, o quanto antes, os dados necessários para a total implantação do sistema. “É necessário conscientizar os diretores sobre a importância do Infopen, de sua alimentação com dados precisos, o que beneficiará o país e também São Paulo, tendo em vista o grande número de presos”.

Ferreira Pinto assinou o termo de doação dos 66 computadores que beneficiarão unidades prisionais do Estado de São Paulo com o Sistema Nacional de Informações Penitenciárias. Antes do ato, o diretor do DEPEN, Mauricio Kuehne destacou a importância da união entre todos os Estados para a resolução de problemas em comum. “Este é um projeto audacioso, algo que virá a médio e longo prazo”, concluiu.

Da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária

(I.P.)