São Vicente será capital do Estado por três dias

Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário transferem-se para o município na noite de quinta-feira, dia 20

ter, 18/01/2000 - 18h20 | Do Portal do Governo

Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário transferem-se
para o município na noite de quinta-feira, dia 20

A cidade de São Vicente volta a ser a capital do Estado nos dias 20, 21 e 22 (quinta, sexta e sábado) quando o Executivo, o Legislativo e o Judiciário se instalam no município. ‘Não será uma transferência simbólica. Os três poderes vão realizar lá atividades de rotina tal como se estivessem em São Paulo’, disse o secretário de Comunicações do Governo do Estado, Osvaldo Martins.
A transferência da Capital se dará em sessão solene, no dia 20 de janeiro, quinta-feira, às 20 horas, no Ilha Porchat Clube, Já no dia seguinte, os três poderes realizarão suas atribuições do dia-a-dia. No caso do Poder Executivo, o governador está convocando para São Vicente os 22 secretários de Estado. ‘Todas as atividades do Governo, incluindo as que se realizam no Palácio dos Bandeirantes, vão continuar normalmente. O governador e os secretários é que estarão em São Vicente praticando atividades de rotina administrativa’, informou Martins.
Na sexta-feira, às 9 horas, será descerrada a placa que marca a instalação do Poder Executivo na cidade. O governador irá receber, também, o título de cidadão vicentino, outorgado pela Câmara Municipal. Covas também receberá, em audiência, os nove prefeitos da Região Metropolitana da Baixada Santista e o presidente da Agência Metropolitana da Baixada, Koyu Iha.
A Assembléia Legislativa fará uma sessão extraordinária na Câmara Municipal, na tarde de sexta-feira, e o Tribunal de Justiça se reunirá no Fórum de São Vicente. Ainda pela manhã, o Conselho da Magistratura fará uma visita ao Tribunal Itinerante, pela primeira vez instalado na Baixada Santista. À tarde, o Tribunal de Justiça fará duas sessões, uma reservada e outra aberta ao público.
O aniversário de 468 anos do município de São Vicente será comemorado com uma extensa programação no sábado, dia 22. Entre eles, está a inauguração do maior Conjunto Temático de Escultura em Areia da Praia já realizado no mundo e que contará a História do Brasil por meio de mais de 300 esculturas. Também será encenada, na Praia da Biquinha, a chegada de Martim Afonso de Sousa a São Vicente com a participação de 1.200 atores.
Ao longo do ano 2000, o Governo do Estado vai lembrar e comemorar vários acontecimentos históricos, como as Entradas e Bandeiras (a saga dos Bandeirantes), a cultura do café, a luta dos imigrantes, a independência e o desenvolvimento do Brasil mediante o trabalho dos paulistas. São Paulo pretende com sua participação nos 500 anos do descobrimento do Brasil ressaltar as grandes marcas registradas pela história, cujos fatos ocorreram em suas terras.