São Vicente, que será a capital do Estado por três dias, já está em festa

(Com fotos) - População acha que iniciativa vai incentivar o turismo e a economia local

qua, 19/01/2000 - 20h29 | Do Portal do Governo

O clima de festa já tomou conta da cidade de São Vicente, que vai se transformar na Capital do Estado da próxima quinta-feira, dia 20, até o sábado, dia 22. A maioria é unânime em concordar que a mudança da Capital vai tornar a cidade mais conhecida nacionalmente e que será um estímulo ao turismo, uma de suas principais atividades econômicas. As comemorações organizadas pela Prefeitura também estão chamando a atenção de moradores e turistas. Os destaques são a inauguração do maior Conjunto Temático de Escultura em Areia da Praia do mundo, que vai contar a história do Brasil por meio de mais de 300 esculturas, e a encenação da chegada de Martim Afonso de Sousa a São Vicente, com a participação de 1.200 atores, na Praia da Biquinha.
As comemorações do V Centenário mudaram a paisagem de São Vicente. Apesar da chuva forte que castigou a cidade durante toda esta quarta-feira, dia 19, é impossível não se envolver com as festividades: todos os postes foram decorados com banners, dez mil no total, dezenas de tótens de mais de três metros de altura foram espalhados pelas ruas e os ônibus estão com pintura especial.
Segundo Wendell Vargas, que tem uma banca de doces na tradicional Praça da Biquinha, a cidade está muito mais movimentada. ‘Com a vinda do Covas, a cidade vai ficar tão importante quanto Porto Seguro e conhecida em todo o País’, comemora. ‘Os turistas e a população estão se mobilizando para as comemorações e isso está ajudando o comércio local’, diz Vargas. Apesar de a encenação da chegada de Martim Afonso acontecer todos os anos, esta edição deve atrair mais pessoas, analisa o comerciante, já que estarão presentes mais artistas famosos. Devem participar entre outros, Ney Latorraca, Oscar Magrini, Jonas Mello, Eduardo Moscóvis e Raul Gazola.
Jayme Moreira da Silva está vendendo os ingressos para as encenações, que acontecem de 22 a 28 de janeiro. Para ele a procura está sendo muito boa pois tudo está mais organizado e melhor divulgado neste ano o que está atraindo mais gente. Valdívia Luiza Gava, moradora da cidade, comprava ingressos para o espetáculo. ‘Assisto a encenação há 13 anos e dessa vez vou levar 14 pessoas comigo’, enfatiza. Ela acredita que a mudança da Capital vai trazer benefícios para São Vicente e atrair mais turistas. ‘Também estou morrendo de vontade de ver as esculturas de areia, assim como eu muita gente nunca viu’.
A turista Maria Paula de Freitas, da cidade de Franca, já participou da festa de aniversário de São Vicente em 1999, mas acha que neste ano a festa será mais bonita. ‘As pessoas desconhecem a história do Brasil. O descobrimento foi em Porto Seguro mas a colonização começou em São Vicente. A encenação é uma oportunidade de se saber mais um pouco’, destaca. Segundo ela, é importante a festa acontecer em janeiro pois com as férias muitos turistas podem participar.


1901svicente250.zip


1901svicente250a.zip


1901svicente250b.zip