São Vicente é a primeira cidade litorânea a emitir licença ambiental

Municipalização do licenciamento ambiental integra os 21 projetos ambientais estratégicos da Secretaria do Meio Ambiente

seg, 21/06/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

São Vicente é a primeira cidade no litoral paulista a emitir licença ambiental. Até o mês passado, essa responsabilidade era exclusiva da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Após convênio firmado em maio com a agência ambiental paulista, o município integrante da região metropolitana da Baixada Santista recebeu oficialmente esta atribuição e já pode licenciar empreendimentos de baixo impacto local.

A primeira licença foi concedida à serralheria Reformaq – Manutenção Indústria e Naval, na sexta-feira, 18. A municipalização do licenciamento ambiental integra os 21 projetos ambientais estratégicos da Secretaria do Meio Ambiente e tem como objetivo descentralizar do Estado as concessões de licenças ambientais, para que a pasta tenha o foco de atuação centrado em ações mais significativas de âmbito regional ou estadual. Segundo o prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, a medida agiliza os pedidos de processos de licenciamento, diminui a burocracia e possibilita ao próprio município o gerenciamento dos possíveis fatores de impacto ambiental dentro de seu território.

Nesta semana, as prefeituras paulistas que já realizaram o licenciamento ambiental estarão reunidas na cidade de Valinhos, apresentando suas experiências como órgãos licenciadores e, estimulando outras prefeituras a se prepararem para assumir a gestão descentralizada na área do licenciamento ambiental. Mais de 60 prefeituras municipais confirmaram presença neste seminário, que acontecerá de terça a quinta-feira, 22 a 24 de junho.

Da Cetesb