São Paulo vai produzir vacina especial contra gripe

Instituto Butantan planeja medicamento especial para regiões Norte e Nordeste

seg, 01/06/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Criar uma nova vacina contra o tipo do vírus da gripe do Hemisfério Norte. Esse é o objetivo do Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Saúde de São Paulo, para o início do ano que vem. Estima-se que, com iniciativa, a cobertura vacinal aumente de 30% para 65%.

O alvo da medida são os moradores das regiões Norte e Nordeste, que estão mais expostos a tipos de vírus que não costumam atacar o Hemisfério Sul. A região terá um calendário específico para a campanha de vacinação contra o Influenza – o vírus da gripe – que possui ciclos de vida diferente. A iniciativa deverá diminuir pela metade o número de internações em decorrência da gripe.

A Organização Mundial de Saúde define, todos os anos, a composição da vacina contra a gripe e lista os quatro vírus mais recorrentes para cada hemisfério.

“É muito importante esta iniciativa para que as pessoas dessas regiões não tenham a falsa impressão de que a vacina não funciona, uma vez que, detectado o problema, ele seja resolvido. A cobertura vacinal da região deve no mínimo dobrar, reduzindo o número de internações e evitando a morte de milhares de pessoas em função de complicações decorrentes da gripe”, afirmou Isaías Raw, presidente da Fundação Butantan.