São Paulo vai mostrar seus portos em feira internacional

Será na Seatrade Miami 2009 – Feira Internacional de Cruzeiros Marítimos que acontece março

qui, 15/01/2009 - 15h11 | Do Portal do Governo

O setor de cruzeiros marítimos vem mostrando sua força no Estado de São Paulo nestes últimos anos. “Hoje contamos com portos para operação de navios nos municípios de Santos, Ilhabela e Ubatuba, tendo como nova proposta o home port (porto de início) de São Sebastião”, revelou o secretário de Esporte, Lazer e Turismo Claury Alves da Silva, em recente reunião com alguns integrantes das prefeituras destas cidades e do setor. Na oportunidade enfatizaram o desejo pelo apoio da Pasta no maior encontro do segmento no mundo, nos Estados Unidos: o Seatrade Miami 2009 – Feira Internacional de Cruzeiros Marítimos que acontece de 16 a 19 de março, no Miami Beach Convention Center.

Os representantes desses municípios disseram que da união das duas temporadas 2008 / 2009 este portos receberão três escalas em Ubatuba; 95 escalas na Ilhabela e 163 escalas em Santos. “O porto de Santos, no ano passado, deteve a marca de operação de nove navios simultâneos, fato jamais ocorrido em qualquer outro porto do mundo”.

A feira internacional de Miami envolve cerca de 2500 expositores do mundo todo para apresentar seus produtos para as Companhias de Cruzeiros. Assim sendo os quatro portos paulistas em questão serão apresentados como atraentes destinos turísticos. Há também um local destinado aos iates grandes, na verdade, pequenos navios, que estão sempre em busca de novos destinos de viagem. “Este setor dos cruzeiros marítimos é significativo e produtivo na medida em que alavanca o turismo paulista e que por isso, pode sim, contar com apoio do Governo do Estado, pois seu crescimento implica no crescimento do número de visitantes que é fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo”, arrematou o secretário Claury.

Vale ressaltar que no próximo dia 20 de janeiro, o município de São Sebastião estará em grande movimento: o porto recebe o navio de passageiros “Island Escape”, fato que não acontece desde 1975 e assim esta cidade passa a ser, a exemplo de Ilhabela, Santos e Ubatuba, mais um destino turístico paulista para os cruzeiros marítimos.

Da Secretaria Esporte, Lazer e Turismo