São Paulo vai lançar ônibus movido a hidrogênio

Combustível não suja o ar e é a melhor alternativa energética para preservar ambiente

qui, 25/06/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo vai ganhar o primeiro ônibus movido a hidrogênio. O veículo, que faz parte da frota da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (Emtu) – controlada pelo Governo do Estado de São Paulo, vai entrar em operação em julho. O carro vai circular na capital, Diadema, São Bernardo, Santo André e Mauá.

Com 12 metros de comprimento, três portas, capacidade para 63 passageiros, ar-condicionado e piso baixo, o veículo será o primeiro de quatro ônibus que serão entregues até abril de 2010. Esses carros não poluem o ar, pois a queima do hidrogênio libera apenas vapor d’água.

Na verdade, o ônibus é movido à eletricidade já que o hidrogênio é queimado para alimentar o sistema elétrico propulsor. O veículo possui nove cilindros, cada um deles com capacidade para cinco quilos do combustível, o que possibilita autonomia para rodar até 300 quilômetros.

Ao lado do biocombustível e dos veículos elétricos, o hidrogênio é apontado como alternativa para derivados de petróleo, que emitem poluentes. A energia apresenta ainda a vantagem de ser renovável. O Brasil é o quarto país do mundo a deter a tecnologia e capacidade de fabricação de ônibus de transporte de passageiro movido a hidrogênio. Os outros são Estados Unidos, Alemanha e China.