São Paulo vai ajudar na reconstrução do Timor Leste

nd

seg, 03/04/2000 - 16h08 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo colocou-se á disposição para colaborar na reconstrução do Timor Leste. Ao receber nesta segunda-feira, dia 3, visita oficial do presidente do Conselho Nacional Revolucionário Timorense, José Alexandre Xanana de Gusmão, e sua comitiva, o governador Mário Covas anunciou o apoio e informou que a Assembléia Legislativa já autorizou a construção de uma escola naquele país.
“Vamos esperar a definição do presidente Xanana sobre o momento mais adequado para, por exemplo, iniciar a construção de uma escola com 12 a 15 salas de aula, assim como para enviar ajuda para outras áreas”, disse o governador. A oferta atende um dos pedidos do presidente Xanana que destacou a educação como uma das prioridades. “Nós iniciamos em dezembro, o ensino informal onde professores do regime de voluntariado ensinavam as crianças. Não há currículo. Se alguém tem algum livro em português, ensina em português, quem tem um livro em língua inglesa, ensina em inglês. Portanto, é apenas para ocupar as crianças”, disse o presidente.
Dizendo que a intensidade da devastação sofrida pelo Timor não permite oferecer apenas solidariedade, o governador colocou todas as áreas do governo de São Paulo á disposição do presidente Xanana para iniciar a ajuda efetiva. Covas disse ainda que São Paulo poderá prestar assessoria através da Fundap -Fundação de Desenvolvimento Administrativo. Serão enviados profissionais para prestar auxílio na organização administrativa do governo timorense. “A Fundap já tem tradição nisso. Já esteve em outros lugares. Já esteve em uma série de nações que estavam nascendo e, portanto, ajudou a organização”, afirmou Covas acrescentando que a ajuda também se dará em projetos nas áreas de educação, habitação e agricultura. “Podemos dar uma boa colaboração, por exemplo, no cultivo do café, produto que já foi monópolio deste Estado e que também é cultivado no Timor”.
Lembrando que o Governo Federal ofereceu colaboração ao Timor, Covas informou que São Paulo faz questão de estar presente nesse trabalho. “Vamos mostrar nossa identidade com o Timor. Somos dois países que têm uma série de afinidades de natureza cultural, língua, entre outras. O Timor é o oitavo país no mundo a adotar a língua portuguesa. Não somos tantos assim, de forma que precisamos nos oferecer as mãos”, disse.
Outra prioridade apontada pelo presidente Xanana foi relativa à saúde da população. “Por causa da má nutrição, o organismo da população tornou-se muito fraco e não resiste ao ataque, principalmente da tuberculose que está matando mais do que a malária. A situação da saúde da nossa população não começou na guerra. É um problema crônico de assistência sanitária à população”.
A ajuda de São Paulo nessa área será dada através do envio de médicos especializados. “Para eles ficaria muito caro mandar médicos para cursos aqui no Brasil. Por isso, enviaremos nossos profissionais que irão passar a eles o conhecimento necessário para tratamento das doenças”, explicou Covas.
Além da comitiva de Xanana Gusmão, participaram do encontro os secretários estaduais da Habitação, Francisco Prado; da Saúde, José da Silva Guedes; do Trabalho, Walter Barelli; da Comunicação, Osvaldo Martins; de Governo e Gestão Estratégica, Antonio Angarita; chefe da Casa Militar, Olavo Sant’Anna e de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento, José Aníbal, o presidente da Assembléia Legislativa, Wanderlei Macris e parlamentares.