São Paulo vacinou 11,6 milhões de pessoas contra a gripe A H1N1

Neste sábado começará a campanha de vacinação contra a gripe sazonal para idosos

sex, 07/05/2010 - 12h07 | Do Portal do Governo

Segundo levantamento realizado pela Secretaria da Saúde, até esta quinta-feira, 6, cerca de 11,6 milhões de paulistas já procuraram os postos de saúde para se imunizar contra a gripe A H1N1. Na próxima segunda-feira, 10, começará nova fase da campanha, quando cerca de 6,7 milhões pessoas entre 30 e 39 anos poderão procurar os postos de vacinação para tomar a vacina.   Entre os grupos prioritários, os idosos portadores de doença crônica foram o que mais facilmente aderiram à campanha. Em uma semana, atingiram a meta de vacinação para o grupo, ultrapassando a marca de 1 milhão de imunizados.

Esta sexta-feira, 7, é o último dia de vacinação para os portadores de doenças crônicas até 60 anos. Mais de 2,6 milhões de pessoas deste grupo já se vacinaram. Entre as crianças de seis meses a um ano e 11 meses de idade os vacinados já foram vacinadas 958 mil. Mais de 375 mil gestantes e 728 mil profissionais da saúde também já foram imunizados.

As gestantes, crianças de seis meses a um ano e 11 meses e pessoas de 20 a 29 anos podem continuar procurando os postos de saúde para serem imunizados nas próximas semanas. Os pais devem ficar atentos: crianças de seis meses a um ano e 11 meses de idade e aquelas portadoras de doenças crônicas com idade até oito anos precisam retornar aos postos de saúde para a tomarem a segunda dose e ficarem completamente imunizadas.

“Os paulistas estão conscientes da importância da vacina e têm comparecido aos postos de vacinação. Mas é importante ressaltar que quem ainda não foi imunizado deve procurar uma unidade de saúde para ficar protegido contra a gripe A neste ano”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

Ainda como parte do calendário da Campanha de Vacinação contra a Gripe, a secretaria realizará neste sábado, 8, a vacinação contra a gripe sazonal para idosos.  A ação se estenderá até 21 de maio Em todo o Estado, 7.557 postos fixos e volantes estarão abertos para receber pessoas com mais de 60 anos. Serão 4.153 unidades de saúde e outros 3.404 postos volantes distribuídos em locais de grande circulação de pessoas.  

Da Secretaria da Saúde