São Paulo vacina 4,5 milhões de pessoas contra gripe A H1N1 em 15 dias

Ao todo, 6,57 milhões de paulistas foram imunizados desde o início da campanha

sex, 16/04/2010 - 11h31 | Do Portal do Governo

Levantamento realizado pela Secretaria da Saúde revela adesão satisfatória dos paulistas à imunização contra a gripe A H1N1. O Estado de São Paulo imunizou 6,57 milhões de pessoas até esta quinta-feira, 15. Somente em duas semanas o Estado atingiu a casa dos 4,5 milhões de pessoas imunizadas contra a doença.

Já foram vacinados 669 mil trabalhadores da saúde, 778,7 mil crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos, 342,4 mil gestantes, 3 milhões de adultos entre 20 e 29 anos e 1,76 milhão de pacientes com doença crônica.

Nesta fase estão sendo vacinadas as gestantes, crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos, adultos com idades entre 20 e 29 anos e pacientes portadores de doenças crônicas menores de 60 anos (veja abaixo a relação de doenças). Os idosos com 60 anos ou mais serão vacinados a partir de 24 de abril.

As gestantes poderão ser vacinadas até 21 de maio. Já a vacinação para crianças de seis meses a um ano e onze meses e para os portadores de doenças crônicas terminará em 23 de abril. Para as crianças, a vacina foi dividida em duas doses. A segunda dose será aplicada 30 dias após a primeira.

Durante a campanha as pessoas terão à disposição 3.800 pontos de vacinação em todo o Estado, localizados nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A recomendação é que as pessoas apresentem a caderneta de vacinação. “Os números mostram que a campanha ganhou o apoio da população e isso é fundamental. É importante que as pessoas procurem os postos de saúde e se protejam do vírus da gripe.”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

Etapas

A quarta etapa começará no dia 24 de abril e vai até 7 de maio. Nesta fase, receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal).

Na última etapa, de 10 a 21 de maio, a população-alvo serão os adultos com idades entre 30 e 39 anos.

Doenças crônicas contempladas na campanha de vacinação:

1 – Doença Respiratória Crônica (ex. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Asma Grave)
2 – Doença Cardíaca crônica com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (ex. Cardiopatias congênitas, Insuficiência cardíaca, pacientes com seqüelas por Febre reumatóide)
3 – Doença Cerebrovascular (ex. Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, com alterações permanentes)
4 – Doença Neurológica (ex. Paralisia cerebral, distrofia muscular)
5 – Doença Hepática crônica (ex. cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática, hepatite crônica em tratamento antiviral)
6 – Doença Renal Crônica (ex. Paciente com insuficiência renal crônica em diálise)
7 – Doença metabólica (ex. diabetes em uso de medicamentos, obesidade grau III – antiga obesidade mórbida)
8 – Doença Hematológica (ex. anemia falciforme)
9 – Imunodeficiências (ex. HIV/Aids, Câncer)
10 – Outras condições (ex. Síndrome de Down)

Da Secretaria da Saúde