São Paulo treina policiais de 11 estados brasileiros

Curso sobre policiamento comunitário forma sua segunda turma

sex, 26/06/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) vai realizar uma cerimônia para comemorar a formatura dos alunos do Curso Internacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária nesta sexta-feira, 26. Marcado para às 14h30, o evento capacitou policiais de 11 estados do Brasil e de três países da América Central. O objetivo do treinamento é ensinar técnicas de policiamento comunitário em suas organizações.

A PM-SP é pioneira na implantação do policiamento comunitário na América Latina e integra o acordo de cooperação com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Os estados brasileiros que enviaram representantes para multiplicar a filosofia e a estratégia organizacional desenvolvido em São Paulo foram Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Pará. Os países da América Central que mandaram policiais foram: Honduras, Guatemala e Costa Rica.

No encontro, será promovido ainda o 2º Painel Internacional de Polícia Comunitária que trará um ciclo de debates. O jornalista Percival de Souza, do Instituto “Sou da Paz”, Elizabete Albernaz e o Coronel da Reserva PM Carlos Alberto de Camargo, ex-comandante Geral da Polícia Militar, vão comandar as discussões. Os temas do encontro serão “Influência da mídia na sensação de segurança”, “Boas práticas na área de segurança pública e reconhecimento da sociedade em relação aos policias” e “Polícia comunitária e a prevenção da criminalidade”.

A cerimônia terá como palco a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 547, no bairro de Santana, zona norte de São Paulo.