São Paulo testa vacina contra gripe para crianças

Pesquisadores usarão mesmo medicamento destinado aos idosos

seg, 18/05/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Estudar a eficácia da vacina contra a gripe em crianças e se preparar para uma eventual estratégia de imunização contra a doença se necessário. Esse é o objetivo de um convênio firmado entre a Secretaria da Saúde e o Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP) para aperfeiçoar o medicamento destinado às crianças.

Jovens de nove colégios do distrito do Butantan e familiares serão vacinados. Um grupo receberá a dose contra gripe, enquanto outros escolares serão medicados com outros remédios (contra meningite C e Catapora, por exemplo). Depois de seis meses, os integrantes da pesquisa serão avaliados para descobrir qual grupo teve mais casos de gripe. O estudo vai durar seis meses e começa na segunda, 18.

Inédito no Brasil, o estudo se alinha a padrões internacionais de pesquisa contra a gripe. A participação dos alunos é voluntária e depende da aprovação dos pais ou responsáveis. Crianças com febre ou alérgicas a ovos e seus derivados serão impedidas de tomar a vacina.

Do Instituto Butantan