São Paulo terá sistema especial de linha direta para agilizar convocação da polícia

(Com fotos) - Covas determina o destacamento de 50 policiais para auxiliar na fiscalização de perueiros

qua, 09/02/2000 - 14h41 | Do Portal do Governo

O governador Mário Covas recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 9, em audiência, no Palácio dos Bandeirantes, o prefeito de São Paulo, Celso Pitta. O tema abordado foi a questão da fiscalização dos perueiros. ‘Discutimos a problemática toda e a maneira de se fazer um trabalho em comum. A prefeitura e o Estado dando sua contribuição, independente do que já tenham feito até agora’, afirmou Covas.
Após a reunião, o governador anunciou duas medidas: a instalação de um sistema especial de hot line, (linha direta) com os secretários envolvidos (secretário estadual da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, e secretário municipal dos Transportes, Getúlio Hanashiro) e com os comandos de policiamento, para agilizar a convocação da polícia assim que houver qualquer ação criminosa. Além disso, atendendo a um pedido do prefeito, o Governo do Estado vai destacar 50 homens do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) para apoiar o trabalho da Prefeitura de São Paulo de fiscalização dos perueiros. O grupo vai ficar sob o comando direto da Secretaria Municipal dos Transportes. ‘Nós não vamos substituir os fiscais da prefeitura’, ressaltou o governador.
‘A ação corretiva que a polícia sempre se empenhou em fazer continua. Junta-se a esta ação corretiva uma ação preventiva. De forma que eu saio satisfeito porque agora nós teremos a participação de homens da Polícia Militar junto com a Prefeitura’, comentou o prefeito Pitta após a reunião. ‘Sem dúvida, mostra uma compreensão do governador em relação a esta questão dos perueiros, ao colocar esta equipe do policiamento de trânsito para que, em conjunto com a prefeitura, promovam a fiscalização. Na realidade, nós estamos fazendo uma junção de esforços: de governo municipal e estadual em prol de uma população que demanda uma ação que resguarde a sua segurança e tranqüilidade’, disse.
O secretário estadual da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, informou que esses 50 homens da CPTran poderão ser escolhidos pela própria prefeitura na tarde de hoje e estarão à disposição da Secretaria Municipal dos Transportes a partir de amanhã, ficando enquanto o problema persistir. O CPTran conta atualmente com mais de dois mil homens. ‘A polícia vai continuar a agir como vinha agindo. No ano passado, a polícia de São Paulo apreendeu mais de 1.500 peruas e, neste ano, cerca de 250 por práticas de crimes como adulteração de chassi e direção perigosa’, afirmou Petrelluzzi.


0902covascoletivanopalaciobandeirantes250.zip


0902coletivacovasnopacio250b.zip