São Paulo terá penitenciária exclusiva para estrangeiros

Cerca de 730 presos de outras nacionalidades irão para penitenciária localizada no Sudoeste paulista

seg, 16/10/2006 - 18h39 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo anunciou nesta segunda-feira (16/10), que São Paulo terá uma penitenciária exclusiva para estrangeiros. O local escolhido pelo governo é a penitenciária, Cabo PM Marcelo Pires da Silva, no Sudoeste paulista, em Itaí (a 290 quilômetros da Capital).

“O presídio passou por reformas pontuais como pintura para acomodar aqueles que serão transferidos para lá”, comentou Lembo. O governo não precisou investir altos valores para a reforma, pois a penitenciária estava bem conservada. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não registra nenhum recente motim ou rebelião em Itaí. “Além de termos criado salas especiais para os cônsules atenderem seus nacionais, planejamos a colocação de uma biblioteca com livros em vários idiomas para os detentos estudarem”, completou Lembo.

O Estado de São Paulo tem 920 estrangeiros detidos. Destes, 730 são homens; e 190 são mulheres. Só os homens irão para Itaí. Entretanto, aqueles considerados perigosos em penitenciária de segurança máxima, ou os que cumprem pena em regime disciplinar diferenciado (RDD), continuarão detidos onde estão. Caso do chileno Maurício Hernandez Norambuena, que comandou o seqüestro do publicitário Washington Olivetto, em 2002, e está preso em uma penitenciária de segurança máxima no interior paulista. Já as estrangeiras detidas no Estado continuarão distribuídas nos presídios femininos do sistema penitenciário paulista.

A penitenciária de Itaí entrou em funcionamento em 29 de agosto de 2000. Tem capacidade para 900 presos, 792 em regime fechado e 108 em regime semi-aberto. Nesses seis anos, abrigou, em sua maioria, acusados de crimes sexuais. Um dos detidos em Itaí foi Francisco de Assis Pereira, conhecido nacionalmente como o maníaco do parque pelos crimes sexuais que cometera contra mulheres.

Nas próximas semanas, o governador Cláudio Lembo, visitará com o secretário da SAP, Antônio Ferreira Pinto, e representantes de outros países a penitenciária em Itaí, “Mostraremos aos cônsules as novas instalações”, disse Lembo. A data definitiva da visita será definida nos próximos dias.