São Paulo terá novo orquidário até o fim do ano

Obra de 523 metros quadrados faz parte de uma série de melhorias realizadas no Parque Villa-Lobos

qua, 23/06/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Até o final do ano os visitantes do Parque Villa-Lobos terão o privilégio de acompanhar de perto as belezas das orquídeas com a inauguração do Orquidário Ruth Cardoso. A obra de 523 metros quadrados faz parte de uma série de melhorias realizadas no Parque Villa-Lobos desde 2007. “O orquidário será um presente para a cidade. Idealizamos isso no início da gestão e, depois de muito trabalho, conseguiremos entregar”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano durante visita às obras.

O orquidário também será mais um dos espaços de educação ambiental do parque, que já possui o Villa Ambiental do projeto Criança Ecológica. O espaço terá um espelho d’água em volta e será a nova sede das oficinas de orquídeas. Os visitantes ainda poderão obter informações sobre os cuidados que devem ter com a planta. “É interessante ver que a obra desenterrou parte do ‘passado’ do Parque Villa-Lobos, que antes era um depósito de entulho e lixo. Isso mostra a importância da recuperação ambiental feita aqui”, comenta Graziano. As espécies de orquídeas que irão para o Orquidário são de mudas do Pomar Urbano, na Marginal Pinheiros, cultivadas com o apoio do Instituto de Botânica.

O secretário também acompanhou as obras do Centro de Referência em Educação Ambiental (CEREA), que terá um anfiteatro para palestras e congressos, além de salas para reuniões e exposições. O ambiente de 3.150 metros quadrados contará com livros, revistas e DVDs sobre o tema meio ambiente e estará aberto ao público geral para realizar pesquisas e visitas. A finalização das obras está prevista para o final de 2010.

Da Secretaria do Meio Ambiente