São Paulo terá mapa inédito de doença falciforme

Censo será realizado com crianças de até sete anos em todo o Estado

seg, 16/03/2009 - 18h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Saúde fará, pela primeira vez, um mapa sobre crianças portadoras de doença falciforme. A pesquisa, que começa nesta segunda-feira, 16, pelas regiões de São José do Rio Preto, Barretos e Araçatuba, deve se estender por 160 municípios do Estado ao longo deste ano. O objetivo é saber quem são essas crianças e verificar se o acompanhamento médico está sendo realizado adequadamente.

Haverá um censo para cadastrar e, posteriormente, acompanhar, crianças de 0 a 7 anos de idade que tiveram resultado positivo no Teste do Pezinho (triagem neonatal). Os endereços das crianças a serem visitadas foram fornecidos pelas Apaes de São Paulo e Bauru e pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Na entrevista, o recenseador aplicará um questionário com vários módulos de perguntas, colhendo informações sobre a situação clínica da criança, o acompanhamento médico feito e o acesso a medicamentos e serviços de saúde.

“O exame do pezinho, que identifica diversos problemas, dentre elas a doença falciforme, é realizado com sucesso no Estado de São Paulo. Uma vez detectadas precocemente, essas doenças podem ser tratadas adequadamente, evitando seqüelas para a criança. Assim, um dos objetivos do censo é saber com que antecedência o resultado do exame é passado para os pais.”, afirma Frederico Carbone Filho, diretor técnico da Hemorrede.

Para a realização do censo, a Secretaria contará com 10 recenseadores, todos estudantes do Departamento de Biologia da Universidade Estadual Julio de Mesquita (Unesp).

Da Secretaria da Saúde