São Paulo terá cirurgia para Mal de Parkinson

Serviço estará disponível para todo o Estado no Hospital Estadual Brigadeiro

ter, 18/12/2007 - 11h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer cirurgias gratuitas para portadores de Mal de Parkinson. O serviço irá funcionar no Hospital  Estadual Brigadeiro, referência em neurocirurgia pelo Sistema Único de Saúde  (SUS). Até hoje esse tipo de procedimento só era realizado em hospitais  universitários.

Com capacidade para até 120 cirurgias por ano, o hospital contará  com uma equipe de 15 profissionais, entre médicos, enfermeiro e auxiliares  especializados. A operação é indicada para pacientes que não obtiveram  sucesso no controle da doença com o uso de medicamentos.Serão disponibilizados dois tipos de cirurgias: lesão de estrutura cerebral específica e implante de eletrodos cerebrais profundos para  estimulação.

Em ambos os casos, o hospital utilizará uma avançada técnica de micro-registro neuronal, que permite monitorar a atividade dos neurônios para identificar melhor o ponto alvo da cirurgia.“É um grande avanço no tratamento dos portadores de Mal de Parkinson. A nova cirurgia vai beneficiar especialmente pacientes com quadros mais graves da doença, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Os pacientes deverão ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde ou por ambulatórios de especialidades. Eles passarão por avaliação da equipe médica e, se necessário, submetidos à cirurgia.O Hospital Brigadeiro fica na avenida Brigadeiro Luiz Antonio, 2.651, região central de São Paulo. 

Da Secretaria da Saúde