São Paulo terá banco de dados de imóveis populares

A partir de maio, sites da Secretaria de Habitação e CDHU trarão informações sobre imóveis de até R$ 80 mil

seg, 21/04/2008 - 10h01 | Do Portal do Governo

Quem quiser comprar casa ou apartamento (novo ou usado) de até R$ 80 mil terá um banco de dados de oferta de moradias para ajudar na procura. Ao acessar o site da Secretaria Estadual da Habitação ou o da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), o interessado em adquirir casa própria encontrará informações sobre imóveis à venda. A consulta pública dos compradores poderá ser feita a partir do mês de maio.

Desde quarta-feira, dia 14, proprietários e imobiliárias registram nos sites os imóveis disponíveis para a venda. Eles podem, também, incluir fotos. Aproximar comprador e vendedor foi a idéia principal do governo paulista ao criar o sistema de dados que ajuda a população de baixa renda a encontrar residências. A necessidade de ter um sistema que centralizasse informações das duas pontas do balcão (comprador/vendedor) se deu para reduzir o deficit habitacional desse segmento e porque a CDHU emitiu nove mil cartas de crédito relativas ao Programa Habitacional de Integração (Phai). Outras 10 mil serão oferecidas até o mês de junho.

Para fazer parte do chamado Banco de Imóveis de Mercado, o comprador e o vendedor precisam preencher o cadastro no site. Com a nova ferramenta, a pasta da Habitação espera acelerar o processo de busca e facilitar a conclusão do negócio.  Inicialmente atenderá os servidores públicos contemplados com cartas de crédito do Phai, mas não há impedimento para que outros interessados se cadastrem. O banco também atenderá beneficiários de outros programas da CDHU.

Canal de oferta e procura

Por ser um canal de comunicação aberto a toda população e ao mercado imobiliário em geral, a veracidade e a fidedignidade das informações prestadas pelos anunciantes estão sujeitas às penas legais vigentes. O site foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). O Banco Nossa Caixa fará o atendimento habitacional dos funcionários estaduais.

O canal de oferta e procura tem parceria com o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-SP), Sindicato dos Corretores de Imóveis, Câmara de Valores Imobiliários e o Sindicato da Habitação (Secovi). O Creci, por ter a atribuição de fiscalizar o exercício das atividades das intermediações imobiliárias, colocou-se à disposição da pasta da Habitação para acompanhar a operação do sistema.

SERVIÇO

Banco de dados de imóveis populares

está disponível nos sites

www.cdhu.sp.gov.br e

www.habitacao.sp.gov.br

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial

(L.F.)