São Paulo terá a primeira fábrica de hemoderivados do Brasil

O Estado de São Paulo, que responde por cerca de 50% de todo o plasma sanguíneo coletado no Brasil, terá a primeira fábrica de hemoderivados do País. Com cerca de 10 […]

sex, 24/04/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo, que responde por cerca de 50% de todo o plasma sanguíneo coletado no Brasil, terá a primeira fábrica de hemoderivados do País. Com cerca de 10 mil m², a unidade receberá investimento de R$ 57 milhões.

Os hemoderivados são importantes nos tratamentos de pacientes portadores de doenças graves como câncer, hemofilia, AIDS e doenças infecciosas, por exemplo

“O processamento de plasma é um passo fundamental para que o Brasil deixe de depender da importação de hemoderivados da Europa. Serão milhares de beneficiados no país.”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A unidade, que processará 150 mil litros de plasma sanguíneo por ano, deverá, já no final de 2010, iniciar a produção de imunobiológicos a partir do fracionamento do plasma de sangue humano.

A nova fábrica será a única no mundo a produzir derivados do sangue obtidos totalmente por meio da cromatografia, processo que permite recuperar dezenas de proteínas do plasma.  Este processo permitirá utilizar as proteínas no tratamento de bebês recém-nascidos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).