São Paulo tem melhor mês de doação de órgãos em 2008

Em outubro houve 47 doadores contra média de 35 nos meses anteriores

sex, 07/11/2008 - 16h05 | Do Portal do Governo

Levantamento da Secretaria da Saúde aponta que outubro foi o melhor mês de 2008 em doação de órgãos no Estado de São Paulo. Foram 47 doadores viáveis (que tiveram pelo menos um órgão aproveitado para transplante), contra média de 35 nos meses anteriores. Em setembro haviam sido registradas 34 doações.

Também no mês passado, quando os veículos de comunicação noticiaram com intensidade o caso da jovem de Santo André que teve seus órgãos doados após ser assassinada, o índice de famílias abordadas que autorizaram a doação atingiu 62,6%. A média normal é 50%.

“O impacto do noticiário foi realmente expressivo. Evidentemente não há um estudo sobre essa relação direta de causa e efeito, mas os números certamente indicam que as pessoas ficaram mais sensibilizadas à doação”, afirma o coordenador da Central de Transplantes, Luiz Augusto Pereira.

Os hospitais do Estado de São Paulo também estão notificando mais, neste ano, potenciais doadores de órgãos, ou seja, pacientes que têm diagnóstico de morte encefálica (cerebral). De janeiro a agosto foram informados 1.502 possíveis doadores, o melhor número em dez anos.  Em 2007, no mesmo período, houve 1.256 notificações de potenciais doadores de órgãos em São Paulo, contra 1.068 no ano anterior.

São Paulo é o Estado que mais realiza transplantes no Brasil. Os hospitais paulistas são responsáveis por cerca de 50% de todas as cirurgias realizadas no país.

Da Secretaria da Saúde