São Paulo tem mais de 40% dos potenciais Centros de Treinamento de Seleções da Copa de 2014

Lista divulgada pela Fifa 64 locais no Estado, distribuídos em 32 cidades

seg, 09/05/2011 - 16h45 | Do Portal do Governo

Mais de 40% dos locais selecionados pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da Fifa como potenciais candidatos a Centro de Treinamento de Seleções (CTS), em todo o país estão no Estado de São Paulo. A relação divulgada tem 145 locais pré-selecionados em 93 municípios, sendo 64 deles em São Paulo, distribuídos em 32 cidades.

Esta lista é ainda preliminar e inclui os candidatos de todos os Estados que atenderam aos requisitos técnicos estabelecidos pela FIFA, como as distâncias do Centro de Treinamento até o aeroporto e o hotel, e a estrutura esportiva disponível (medida do campo de jogo, tipo de gramado, arquibancada, academia, vestiário, entre outros).  Centros que não se inscreveram ainda poderão fazê-lo, em data a ser anunciada posteriormente pelo Comitê Organizador Local (COL). Os CTS são a base das seleções no País-sede do Mundial, ou seja, os locais onde elas irão fazer a maior parte dos treinos.

É obrigação da FIFA, por meio do COL, oferecer no mínimo 64 opções de CTS para a livre escolha das seleções participantes. No entanto, seguindo a média de oferta das últimas duas Copas, o COL pretende disponibilizar até 90 opções. Para tanto, técnicos irão visitar a maioria dos 145 locais pré-selecionados, em uma inspeção semelhante à já realizada nos candidatos a Campos Oficiais de Treinamento (COTs). Mesmo sendo a escolha do CTS responsabilidade de cada seleção, estar entre as 90 opções oficialmente apresentadas representa um passo importante no processo. A decisão ocorre, normalmente, após o sorteio final, previsto para dezembro de 2013.

Na avaliação do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Emanuel Fernandes, que coordena o Comitê Paulista para a Copa de 2014, o resultado reflete “o enorme potencial que todo o Estado de São Paulo possui para sediar ou dar suporte ao evento”. Segundo Fernandes, São Paulo já possui um excelente know-how nessa área e tem boas chances de ter vários de seus CTS escolhidos pelas seleções que disputarão a Copa.

A visão é compartilhada pelo secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Pagura. “Com todo respeito aos outros estados do país, São Paulo é hoje o estado mais bem preparado para receber grandes eventos, como a Copa do Mundo”.

Para ampliar o potencial de participação das cidades paulistas no Mundial, o Comitê Paulista elaborou o Guia Cidade Base, com informações sobre os 37 municípios que se candidataram e preencheram os requisitos básicos. Esse material está sendo enviado às equipes participantes das últimas Copas, como forma de apresentar a diversificada oferta do Estado de São Paulo, tanto em relação aos equipamentos esportivos como também a infraestrutura hoteleira e rodoviária.

O guia pode ser consultado no endereço http://www.planejamento.sp.gov.br/arquivos/book_ed2_completo_baixa.pdf.

Confira a lista de cidades no Estado que foram pré-selecionadas:

Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Atibaia, Barueri, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cotia, Guaratinguetá, Guarujá, Guarulhos, Itu, Jaguariúna, Jarinú, Jundiaí, Limeira, Mirassol, Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Roque e Sorocaba.