São Paulo será tomado por “crianças ecológicas”

Projeto inovador para a Educação Ambiental do Estado paulista será lançado em março

ter, 10/03/2009 - 18h01 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo será tomado por crianças ecológicas. No dia 19 de março, a Secretaria do Meio Ambiente – SMA – lança um projeto inovador na Educação Ambiental paulista: o Programa Criança Ecológica. Em cinco espaços temáticos e em 26 Unidades de Conservação, as crianças de 8 a 10 anos irão aprender a defender o meio ambiente, seguindo as agendas das cores azul (água), verde (fauna e flora), cinza (poluição) e amarela (aquecimento global e educação para a vida).

Para isso, o Parque Villa Lobos; o Parque Ecológico do Guarapiranga; o Parque Zoológico; o Jardim Botânico e o Pomar Urbano, todos na capital, foram escolhidos para receber estas crianças e colocá-las em contato com a natureza e os questionamentos que existem em seu entorno.

Além disso, para atender com mais facilidade as escolas do interior do Estado, 26 Unidades de Conservação disponibilizarão uma programação específica para o Criança Ecológica. Um Parque Ecológico em Campinas, um Bosque Municipal em Ribeirão Preto e a Estação Ciência da USP, na capital, também sediarão atividades do Programa.

Para preparar as crianças antes das visitas, os professores terão acesso a materiais didáticos com conteúdos que tratam a temática de cada agenda. Após a visita, as crianças também receberão um livro intitulado “Criança Ecológica – Sou dessa turma” – e terão acesso a atividades e materiais pedagógicos disponíveis para download no site do Programa. Um CD e um DVD de animação com a turma “Criança Ecológica” estão em fase de produção e vão servir como material de apoio nas escolas.

Da Secretaria do Meio Ambiente