São Paulo sedia V Seminário Internacional de Defesa Civil

Mais de 5mil pessoas de todo o País se inscreveram para o evento

seg, 16/11/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo receberá no Centro de Eventos e Convenções da cidade de São Paulo, no Parque Anhembi, entre os dias 17 e 20 de novembro, os representantes das Defesas Civis de todos os estados do Brasil e de outros países para o V Seminário Internacional de Defesa Civil. 

O evento, que está em sua quinta edição, propõe o exercício da Defesa Civil, usando diferentes ferramentas que vão de conferências a simulados, de mini-cursos a comunicação de práticas profissionais e pesquisa científica. Ele é destinado para um publico variado que vai desde profissionais da Defesa Civil de todo o Brasil, Corpo de Bombeiros, personalidades acadêmicas até a sociedade em geral. As apresentações serão realizadas simultaneamente em 17 auditórios e já estão confirmadas as presenças de 5.000 participantes de todo o Brasil. 

O objetivo do seminário é possibilitar o reconhecimento de novos parceiros para a Defesa Civil e Assistência Humanitária. O evento realizado em São Paulo marca a contagem regressiva para a Conferência Nacional de Defesa Civil, que acontece em março, no Distrito Federal. 

Sobre a Defesa Civil de São Paulo 

A Defesa Civil atua na minimização dos desastres, isto é, na redução das consequências decorrentes dos eventos adversos, seja evitando que sua ocorrência, seja diminuindo a sua intensidade ou mesmo aumentando a capacidade das comunidades para resistir a eles. Para isso, a Defesa Civil atua em quatro diferentes fases, denominadas de fases da administração de desastres: 

Prevenção – engloba o conjunto de ações para evitar que o desastre aconteça ou para diminuir a intensidade de suas consequências; 

Preparação – reúne um conjunto de ações visando a melhoria da capacidade da comunidade (incluindo indivíduos, organizações governamentais e organizações não-governamentais) para atuar no caso de ser atingida por um desastre; 

Resposta – envolve um conjunto de ações para socorrer e auxiliar as pessoas atingidas por desastres, reduzir os danos e prejuízos e garantir o funcionamento dos sistemas fundamentais da comunidade; 

Reconstrução – abrange o conjunto de medidas destinadas a reconstruir a comunidade atingida pelo desastre, propiciando o seu retorno à condição de normalidade, sempre levando em conta a minimização de novos desastres. 

É importante destacar que a Defesa Civil não atua sozinha. Ela interage com diversas organizações governamentais e não-governamentais, articulando e organizando o esforço para a minimização dos desastres. Dessa forma, a atuação da Defesa Civil acaba por vezes, ultrapassando os limites geográficos entre municípios, estados ou mesmo países. 

Da Defesa Civil