São Paulo sedia evento internacional sobre exploração sexual de crianças e adolescentes

Pesquisadores de instituições estrangeiras mostrarão experiência de seus países na prevenção e combate ao tráfico e à exploração sexual de menores

ter, 06/10/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

O tráfico internacional e a exploração sexual de crianças e adolescentes serão os principais temas debatidos na I Jornada Internacional sobre Desaparecimento e Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes. O evento acontecerá nesta terça e quarta-feiras, 6 e 7, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Memorial da América Latina. Paralelamente à jornada será realizado o III Seminário Projeto Caminho de Volta. 

Pesquisadores de instituições estrangeiras mostrarão a experiência de seus países na prevenção e combate ao tráfico e à exploração sexual de menores. Participarão das discussões profissionais de renome internacional, como Alexandra Simões, do Instituto de Apoio à Criança na Missing Children Europe (Federação Europeia para as Crianças Desaparecidas e Exploradas), Richard  Estes, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e Jose Lorente, da Universidade de Granada, na Espanha. Durante o evento, será assinado um acordo de cooperação entre a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Granada.   

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, dará uma palestra nesta terça-feira sobre o desaparecimento de crianças e adolescentes com deficiência. 

Na quarta-feira, a Faculdade de Medicina da USP apresentará os resultados da pesquisa “Exploração Sexual e Desaparecimento de Crianças e Adolescentes no Estado de São Paulo”. O estudo foi realizado com o objetivo de estudar as possíveis vinculações entre o desaparecimento de menores e a exploração sexual. O trabalho teve apoio do Departamento de Polícia Judiciária – Interior – Deinter 6, de Santos, no litoral paulista, e do Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência, de São Vicente, no litoral paulista. 

A I Jornada Internacional sobre Desaparecimento e Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes é presidida por Gilka Gattás, coordenadora do Projeto Caminho de Volta. As entidades que participam da realização do evento são World Childhood Foundation, Fapesp, Fundação Faculdade de Medicina (FFM), Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Governo de São Paulo, Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República. 

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência