São Paulo sedia debate sobre ciclo de vida do produto e sustentabilidade

Evento na capital foi organizado pelo Comitê de Integração de Resíduos Sólidos e reuniu especialistas no segmento

sáb, 28/12/2019 - 11h36 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

Um encontro técnico promovido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA) em 17 de dezembro abordou o tema “Ciclo de vida do produto e as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”. O evento foi organizado pelo Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) e ocorreu no auditório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

“A Política de Resíduos Sólidos, tanto a Nacional quanto a Estadual, tem a tendência de se ampliar com o tempo. Como nós faremos a transição entre o uso sustentável dos materiais e aqueles que se adaptam melhor para a sociedade?”, questionou o subsecretário de Meio Ambiente da SIMA, Eduardo Trani.

“A Política Nacional dos Resíduos Sólidos estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, ou seja, atribui de forma individualizada e encadeada aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes e consumidores minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados”, salientou o presidente do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), José Goldemberg.

Alinhamento

O encontro também recebeu a participação da diretora-geral do Instituto de Tecnologia de Alimento (ITAL), Eloísa Garcia, da coordenadora de projetos setoriais da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), Paula Pari, e do diretor-executivo do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), André Vilhena.

“Esses encontros servem para alinharmos o setor público com o privado envolvendo também as associações e universidade com o objetivo de criar soluções para os resíduos sólidos. Isso significa avançar com eficiência na agenda dos resíduos sólidos que reflete na qualidade da população e na garantia de um ambiente sustentável”, destacou o coordenador do CIRS, José Valverde Filho.

O trabalho do Comitê está estabelecido em torno de seis eixos: Revisão do Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo (PERS); Regionalização e Consórcios; Logística Reversa, Coleta Seletiva e Ação Social; Planejamento e Controle de operações em Aterros Sanitários; Inovação Tecnológica para tratamento de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental e Comunicação.