São Paulo sedia a 6ª Cúpula de Líderes Regionais

Evento no Palácio dos Bandeirantes teve a presença de sete governos sub-nacionais para discutir energia sustentável e desenvolvimento

qui, 12/04/2012 - 13h14 | Do Portal do Governo

Na manhã desta quinta-feira, 12, o Palácio dos Bandeirantes foi palco da 6ª Cúpula de Líderes Regionais. O governador Geraldo Alckmin recebeu Horst Seehofer, ministro-presidente do estado livre da Baviera-Alemanhã; Cassey Cagle, vice-governador de estado da Geórgia – Estados Unidos; Jean Charest, premiê de Quebec – Canadá; Cai Limin, vice-governador da província de Shandong – China; Josef Pühringer, governador da Alta Áustria – Áustria; e Helen Zile, premiê da Província do Cabo Ocidental – África do Sul.

A cúpula, que acontece a cada dois anos, foi sediada pela primeira vez no Brasil e teve como tema “Energia sustentável e desenvolvimento”. Na figura dos líderes presentes estão representadas cerca de 170 milhões de pessoas. O PIB coletivo dos Estados membros é de U$2,4 trilhões. Se fosse um país, a Cúpula seria o sétimo mais rico e mais populoso do mundo. “Ninguém mais consegue um êxito social e econômico sozinho. Acredito que a cooperação entre os sete países ajuda a fortalecer a globalização”, disse Horst Seehofer, ministro-presidente do estado livre da Baviera.

O vice-governador Guilherme Afif abriu o evento destacando a importância do tema e o engajamento de São Paulo, que passou a ser sede da presidência do Regional Leaders. “O assunto é muito importante, contem com São Paulo pelos próximos dois anos”, frisou Afif.

O governador Geraldo Alckmin deu sua contribuição ao citar um bom exemplo do Estado na utilização de energia. “No Brasil, praticamente todos os carros novos são bicombustíveis. O imposto estadual em todo o país para a gasolina é de 25% e eu reduzi o imposto do álcool em São Paulo para 12%. Então, o álcool fica mais barato para o consumidor e as pessoas acabam utilizando muito mais álcool que é uma energia mais limpa”. Alckmin também destacou que as casas do Programa Habitacional de São Paulo são entregues com energia solar.

Á tarde serão assinados acordos bilaterais entre os países participantes que podem beneficiar outros países. “Reconhecemos como é profunda nossa responsabilidade. Nossas decisões têm impacto em diversas nações do mundo”, ressaltou Helen Zile, premiê da Província do Cabo Ocidental. “Temos a obrigação de deixar o meio ambiente melhor do que encontramos. Quero agradecer a oportunidade de dividir as boas experiências realizadas na Geórgia e aprender com as experiências de vocês”, concluiu o vice-governador americano, Cassey Cagle.

Do Portal do Governo do Estado