São Paulo se engaja no ‘Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não Violência

Campanha de conscientização pública mundial é desenvolvida pela Unesco

qui, 11/05/2000 - 20h14 | Do Portal do Governo

A assinatura de um protocolo de intenções entre a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) nesta segunda-feira, 15, engajará o Governo do Estado de São Paulo no “Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não Violência”, campanha de conscientização pública mundial, desenvolvida pela Unesco.

Segundo o protocolo, caberá a Secretaria da Justiça divulgar e coletar assinaturas para o Manifesto 2000, através de espaço próprio no site da SJDC na Internet e também coordenar e publicar edição especial do Caderno Cidadania, em temática voltada à promoção da cultura da paz. O objetivo da Unesco é de coletar 100 milhões de assinaturas até convocação da Assembléia Geral das Nações Unidas, em setembro próximo.

O protocolo será assinado às 14 horas, no salão nobre da SJDC, Páteo do Colégio, 148 – Centro, pelo secretário Belisário dos Santos Jr., e Jorge Werthein, representante da Unesco no Brasil.

Manifesto 2000

O Manifesto 2000 por uma cultura de Paz e Não Violência foi esboçado por ganhadores do prêmio Nobel da Paz, no 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ele afirma que é da responsabilidade de cada ser humano traduzir os valores, atitudes e padrões de comportamento que inspiram a cultura de paz em realidades da vida diária.

Ao assinar o Manifesto, as pessoas se comprometem a: respeitar todas as vidas; rejeitar a violência; compartilhar com os outros; ouvir para entender; preservar planeta e redescobrir a solidariedade.

O site da Secretaria da Justiça é www.justica.sp.gov.br

De acordo com os organizadores, o ponto culminante dessa campanha de conscientização pública será a “Assembléia do Milênio” das Nações Unidas em setembro de 2000, durante a qual chefes de Estado e representantes de ONGs do mundo inteiro estarão reunidos.