‘São Paulo Safári’ será inaugurado no Dia Mundial do Meio Ambiente

nd

seg, 14/05/2001 - 15h00 | Do Portal do Governo

O “São Paulo Safári”, novo nome do antigo “Simba Safári”, será aberto ao público no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. O parque, agora sob administração do Zoológico de São Paulo, cobrará ingressos 20% mais baratos.

Além de privilegiar a fauna brasileira, o “São Paulo Safári” contará com novas espécies de animais. Dentro dessa nova filosofia, os visitantes continuarão tendo acesso aos leões, tigres e ursos, mas não circularão no meio desses animais, que agora vivem em semi-confinamento. A área foi redefinida para dar espaço aos jacarés-papo-amarelo, aos tigres-d´água e tartarugas do rio Trombetas, animais cujo manejo foi desenvolvido pela equipe do Zoológico, que inclusive os multiplica em cativeiro.

As obras de adaptação do “São Paulo Safári” estão adiantadas, segundo o diretor do Zoológico, professor André Luiz Perondini. Estão previstas a construção de um solário para os ursos, a ampliação das instalações para os tigres e a delimitação de áreas com tela de grande altura. Essas mudanças vão permitir o aumento do número de animais a serem apresentados ao público. Numa segunda etapa será redefinida também a área onde vive o hipopótamo, que deve se adequar às metragens estabelecidas pelo Ibama.

Também a sinalização do parque está sendo adaptada aos padrões internacionais adotados pelo Zoológico, o que significa que cada espécie será identificada por seu nome popular, nome científico, área de distribuição e outros dados de interesse. Segundo o Zoológico de São Paulo, esse direcionamento científico e educacional irá beneficiar o aprendizado de milhares de estudantes que forem visitar o parque acompanhados por seus professores. Por isso mesmo o Zoo já formou mais de 700 educadores da rede pública no curso de monitoramento “O Zoológico como Recurso Didático”.