São Paulo retoma o status de área livre de febre aftosa

Reconhecimento foi feito pela OIE (Organização Mundial de Sanidade Animal)

ter, 27/05/2008 - 12h55 | Do Portal do Governo

Boletim oficial da OIE (Organização Mundial de Sanidade Animal), publicado no site da entidade na terça-feira, 27, informa o restabelecimento do status de área livre de febre aftosa com vacinação para o Distrito Federal e dez estados brasileiros – São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins.

O próximo desafio do Estado de São Paulo é a reconquista dos mercados importadores, os quais embargam a carne bovina paulista desde outubro de 2005, quando foi suspenso o status de livre de aftosa com vacinação devido à presença da doença em Mato Grosso do Sul e Paraná. O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, que participa da 76ª Conferência da OIE em Paris, afirma que o foco agora é recuperar as exportações, iniciando conversas com os principais países compradores.

Campanha de vacinação

São Paulo não registra aftosa há 12 anos e está na última semana da 1ª etapa da campanha de vacinação, que acontece de 1º a 31 de maio. A próxima etapa será em novembro. Com um rebanho de cerca de 12 milhões de cabeças, o Estado já foi líder das exportações brasileiras de carne bovina in natura. Com os embargos impostos, de acordo com o secretário João Sampaio, São Paulo deixou de exportar cerca de US$ 1,5 bilhão. Mesmo assim, a carne bovina é o segundo item na pauta de vendas externas do agronegócio. Em 2007, foram US$ 3,16 bilhões, graças a sua infra-estrutura frigorífica e logística de transportes. Perde apenas para o setor sucroalcooleiro.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)