São Paulo reforça plano para minimizar riscos de Influenza A

Estado adotou medidas preventivas a fim de afastar a entrada do vírus por meio do fluxo internacional de pessoas ou rotas de aves silvestres

qua, 20/05/2015 - 20h27 | Do Portal do Governo

Uma ação preventiva adotada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem como meta afastar qualquer possibilidade de contágio pelo Influenza A. Diferentes medidas foram implantadas para avicultura industrial e para o segmento de aves silvestres cativas e migratórias, depois dos riscos decorrentes da ocorrência de Influenza Aviária em países do continente americano e asiático.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o primeiro polo registrado foi em dezembro do ano passado. Hoje, já foram contabilizados 143 e um número expressivo de aves atingidas: 30 milhões. “Assim que vimos que havia esse risco de vir em nossa direção, fizemos uma reunião interna e a tomada de decisão integrou diferentes setores do Governo”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, durante o seminário de atualização sobre Influenza Aviária. O evento faz parte do plano de conscientização de produtores e exportadores de aves.

Entre as medidas de combate está a vigilância epidemiológica e implementação de medidas de biosseguridade na Avicultura Industrial e a vigilância de aves silvestres cativas, migratórias, autóctones e de criações informais no Estado de São Paulo. “Os cuidados que tivemos estão plenamente justificados e agora muito mais que necessários”, justifica o secretário. “Acabamos também de estabelecer com a Fundação Zoológico um novo protocolo de procedimentos com relação a aves silvestres.”

Do Portal do Governo do Estado