São Paulo recebeu a tocha paralímpica no domingo (4)

A capital paulista representou a região Sudeste nos jogos

seg, 05/09/2016 - 16h46 | Do Portal do Governo

A tocha que acende a pira dos Jogos Paralimpicos Rio 2016 passou por São Paulo neste último domingo (4), em cerimônia realizada no Centro de Treinamento Paraolimpico, construído pelo Governo do Estado.

O ato contou com a participação do público pelas hashtags #ChamaParalímpica e #Transformação. Mensagens positivas transmitidas pelas redes sociais serviram como “faíscas” eletrônicas que, acumuladas, acenderam uma grande chama virtual exibida em um telão de led.

Depois de configurada a chama virtual no telão, a tocha foi acesa pelo vice-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Mizael Conrado, escolhido como o melhor jogador de Futebol 5 em 1998 e integrante da equipe do Brasil, vencedora da modalidade nos Jogos olímpicos de Atenas (2004) e  Pequim (2008). Antes, a chama paralímpica percorreu a cidade de Natal (RN).

Depois de acender a tocha e pronunciar uma mensagem, Conrado a entregou ao primeiro dos mais de 20 atletas que participaram do revezamento. Cada cidade que recebe a tocha representa uma região do país. São Paulo representou a região Sudeste. A organização da cerimônia de passagem esteve a cargo da Rio 2016, Comitê Paulista das Olimpíadas e Secretaria de Estado de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Centro de Treinamento Paraolímpico foi construído pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, e é administrado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

O equipamento é considerado um dos quatro maiores centros paralímpicos do mundo e o maior da América Latina. O local foi utilizado na fase final de treinamento da equipe brasileira, incluindo o Time São Paulo, resultado de parceria com o Comitê Brasileiro. A equipe é constituída por 34 atletas, dos quais 32 integram a representação brasileira, nas modalidades paralímpicas de canoagem, atletismo, bocha, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vela adaptada.

O Time São Paulo reforça a equipe brasileira para cumprir a meta de colocar o nosso país entre os cinco melhores colocados no quadro geral das medalhas dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, que serão disputados entre 7 e 18 de setembro.

Do Portal do Governo do Estado