São Paulo recebe Unidade de Tratamento de Queimaduras

Centro de atendimento será referência e formará equipes especializadas na área

qui, 25/06/2009 - 9h42 | Do Portal do Governo

Atualizado em 29 de junho às 16h

O vice-governador Alberto Goldman participou da inauguração da Unidade de Tratamento de Queimaduras no Hospital São Paulo – Hospital Universitário da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) – na quinta-feira, 25. Em parceria com o Instituto Pró-Queimados (IPQ), será oferecido para a população um centro cirúrgico com quatro leitos de UTI, seis leitos de enfermaria e nova infraestrutura de alto nível médico-hospitalar. O espaço vai permitir ainda a formação e especialização de equipes multiprofissionais e realização de pesquisas científicas na área. Os atendimentos serão iniciados em julho.

No Brasil, estima-se que ocorram um milhão de acidentes com queimaduras por ano – com apenas 10% de hospitalização e cerca de 2,5 mil mortes. Além de ampliar a quantidade de leitos para a área, a Unidade de Tratamento de Queimaduras desenvolverá novas técnicas de auto-enxertos cultivados e de biotecnologia de pele.

Há 11 anos, o IPQ promove a reinserção social das vítimas de queimaduras e dá suporte psicológico aos familiares por meio da Unidade de Atendimento Social (UAS). O órgão conscientiza a sociedade da gravidade de uma queimadura e explica a complexidade do tratamento e da reabilitação.

Com 779 leitos ativos, o Hospital Universitário da Unifesp é responsável por atender uma área que abrange mais de 5 milhões de habitantes – além de pacientes oriundos de todas as regiões do País.