São Paulo recebe revezamento da Tocha Paralímpica neste domingo

Evento reunirá atletas no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro

qui, 01/09/2016 - 8h34 | Do Portal do Governo

Neste domingo (4), a cidade de São Paulo vai receber o revezamento da Tocha Paralímpica no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, no Jabaquara. Antes de passar pela capital paulista, a chama será acesa em Brasília (DF) e passará por Belém (PA), Natal (RN) e Joinville (SC), cidades que representarão as cinco regiões do país.

SP inaugura Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro

Criada sob o mesmo conceito de “Paixão e Transformação” da Tocha Olímpica, a Tocha Paralímpica Rio 2016 terá um formato peculiar de revezamento. Mais de 20 atletas se revezarão com a chama pelas quadras de voleibol sentado, rúgbi em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, quadra poliesportiva, campo de futebol, piscina, quadra de tênis e pista de atletismo.

Rota
Na terça-feira (6), o revezamento chega ao Rio de Janeiro, e as cinco chamas regionais, mais a que será acesa em Stoke Mandeville (cidade inglesa onde nasceu o movimento paralímpico) nesta sexta-feira (2), se encontrarão no Museu do Amanhã, no centro da cidade, para formar o fogo que iluminará o Maracanã na cerimônia de abertura dos Jogos. Durante o evento, ela ficará acesa na Candelária, região central do Rio de Janeiro.
 
Cada chama representará um valor dos Jogos Paralímpicos: Brasília – Igualdade; Belém – Determinação; Natal – Inspiração; São Paulo – Transformação; e Joinville – Coragem. O valor para o Rio de Janeiro é Paixão.

Pela internet 
Internautas de todo o mundo poderão participar do acendimento da chama. Para isso, é preciso postar uma mensagem em sua conta no Twitter utilizando a hashtag #ChamaParalímpica e o valor da cidade associada para que ele passe a integrar o mapa de calor, gerado de acordo com o volume de postagens por região. As tochas de cada cidade serão acesas a partir da energia enviada pelas mensagens. O mapa estará disponível no site rio2016.com.
  
SERVIÇO
Revezamento Tocha Paralímpica
Domingo (4), a partir das 10h
Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro (km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, bairro Jabaquara, São Paulo)
Transporte gratuito: das 7h às 15h, do Terminal de Ônibus Jabaquara até o Centro Paraolímpico

Do Portal do Governo do Estado