São Paulo recebe 8ª edição do Simpósio de Restauração Ecológica

Evento reúne especialistas na capital do Estado em debates sobre métodos e política pública para o setor no Brasil

qua, 06/11/2019 - 19h45 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

O Instituto de Botânica (IBt), ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA), deu início nesta quarta-feira (6), na São Paulo Expo, às atividades de palestras e mesas de discussão da 8ª edição do Simpósio de Restauração Ecológica, realizada entre segunda (4) e sexta-feira (8).

“A reunião do poder público, sociedade e meio acadêmico para discutir a restauração ecológica é fundamental para o avanço das questões ambientais no Estado”, afirmou o secretário-executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro, durante discurso na cerimônia de abertura do evento.

Nesta edição, com base nas pesquisas científicas e nos processos socioambientais, o objetivo é promover o cumprimento da legislação ambiental, as metas estabelecidas para a conservação da biodiversidade e a restauração ecológica, com sustentabilidade social.

“Ao longo das edições, a iniciativa vem atingindo os seus objetivos. Estamos discutindo, pensando política pública ambiental para São Paulo, mas que pode ser replicada por todo o Brasil”, destacou o diretor-geral do IBt, Luiz Mauro.

Abordagens

Nesta edição, o simpósio recebe palestras sobre restauração ecológica de florestas tropicais, educação ambiental, geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicados à restauração ecológica, fisiologia da conservação e técnicas de utilização de sementes de espécies nativas, contaminação do solo por elementos-traço, readequação ambiental e produtiva em propriedades rurais, entre outros assuntos.

Também estão na pauta para debates a restauração sobre o rejeito após o rompimento de barragem, estratégias de sustentabilidade econômica das pequenas propriedades, sistema agroflorestal, MapBiomas e evolução do inventário florestal de São Paulo.

“O desafio ambiental da capital paulista é muito grande. O simpósio vem a calhar com o momento de transformação em que a cidade vem passando”, enfatizou o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Ricardo Viegas.

“Todos os órgãos da SIMA são importantes formuladores de políticas públicas com ciência e ética. Conhecimento científico no desenvolvimento e qualidade de vida da população”, pontuou o reitor da Universidade Federal do ABC, Dácio Matheus.