São Paulo quer sediar abertura da Copa, diz Serra

Em visita de vistoria à Capital, comitiva da FIFA foi recebida no Palácio dos Bandeirantes para almoço

qua, 29/08/2007 - 14h50 | Do Portal do Governo

Atualizado às 17h17

O governador José Serra defendeu na tarde desta quarta-feira, 29, durante encontro com inspetores da Federação Internacional de Futebol (Fifa), no Palácio dos Bandeirantes, que a abertura da Copa do Mundo de 2014, prevista para ser realizada no Brasil, ocorra em São Paulo.

“Nossa intenção é que São Paulo seja sede da abertura da Copa. Para isso, vamos trabalhar e aguardar a decisão da Fifa a esse respeito”, observou .

E o governador Serra ganhou um aliado na solicitação apresentada, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira: “Eu tenho convicção absoluta de que São Paulo terá uma parte ativa. Então, por que não fazer a abertura? O eixo de uma Copa do Mundo sempre se afunila para os grandes centros”, afirmou Teixeira.

Serra apresentou dados para comprovar que São Paulo dispõe de infra-estrutura para receber os jogos. Usou números como o efetivo das forças de segurança paulista, hoje com 137 mil homens; lembrou que a cidade abriga grandes eventos como o GP Brasil de Fórmula 1, além da corrida de São Silvestre que reúne anualmente mais de 15 mil atletas.

O governador lembrou que o Estado tem enorme peso econômico no país, reunindo em seu território 40% de todas as indústrias e sendo responsável por um terço do Produto Interno Bruto. Serra também destacou as virtudes da Capital, que abriga 90 mil eventos por ano, conta com 60 quilômetros de metrô e outros 270 de trens, além de 114 hospitais e mais de 400 hotéis. “São mais de 46 mil quartos, é a maior rede hoteleira do país”, destacou.

Outro fator justificado pelo governador foi a diversidade de imigrantes que residem em São Paulo. “Temos a maior colônia de italianos fora da Itália. É a única cidade onde japonês fala português com sotaque italiano”, descontraiu. Para Serra, esse elemento de ordem econômica pode atrair ainda mais público aos jogos. “Teremos torcidas para as seleções de todo o mundo”, observou.

Serra aproveitou para lembrar aos inspetores da Fifa o papel chave de São Paulo na história do futebol em solo brasileiro. “São Paulo tem tradição esportiva muito grande, o futebol chegou ao Brasil através de São Paulo, através de Charles Muller, há inclusive uma praça no Pacaembu em homenagem a ele”, observou Serra.

Final

Na avaliação do governador, a final da competição deve ser realizada no Maracanã, sobretudo por uma questão histórica. “Os torcedores mais antigos têm na garganta o grito de campeão engasgado”, disse Serra numa referência ao trágico jogo da final de 1950, quando o Brasil perdeu a Copa para o Uruguai.

Ainda no Palácio dos Bandeirantes, os inspetores da Fifa assistiram a um vídeo com informações sobre o Estado e a capacidade paulista em receber grandes eventos, como a estrutura montada na visita do Papa Bento XVI ao Brasil, em maio deste ano.

Confira o roteiro da comissão da Fifa em SP

Cleber Mata / Manoel Schlindwein

(I.P.)