São Paulo promove mutirão de saúde para atender 100 mil pessoas

Com a iniciativa, programada para este sábado, o objetivo é diminuir filas e conscientizar população sobre importância da prevenção

sex, 13/04/2007 - 11h24 | Do Portal do Governo

O governo de São Paulo promove neste sábado,14, um mutirão de saúde com o objetivo de atender a população em mais de 60 unidades espalhadas pelo Interior, Capital e Litoral. A expectativa da Secretaria da Saúde é que 100 mil pessoas procurem os postos para exames e consultas com cardiologistas, oftalmologistas, dermatologistas, pediatras, clínicos e ginecologistas.  

Segundo esclarece o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, a iniciativa irá desafogar as filas e, conseqüentemente, diminuir o tempo de espera em algumas regiões do Estado.”A idéia foi abranger o maior número possível de especialidades e atendimentos”, informa Barradas.

Outra meta do mutirão é conscientizar os paulistas sobre importância da prevenção de enfermidades. O diretor estadual da Saúde, Ricardo Tardelli, frisa que a antecipação de consultas e exames garante ao paciente maior eficiência no tratamento de doenças. “É um mutirão com uma diversidade muito grande e, por esse motivo, ele se torna tão importante”, observa Tardelli.  

Tardelli lembra que serão disponibilizados exames como medição da pressão arterial, diabetes, mamografias, teste de glicemia e hepatite, ultra-sonografias, ecocardiogramas e o Papanicolau, recomendado na prevenção do câncer de colo uterino. “A nossa intenção é aproximar cada vez mais os serviços de saúde da população”, completa. Ainda de acordo com Tardelli, a perspectiva é realizar todo semestre mutirão similar ao agendado para este sábado.

Levantamento 

Uma triagem feita nos últimos dois meses por técnicos da secretaria da Saúde permitiu a elaboração de um estudo: o documento levou os profissionais da pasta a concluir como estava a demanda específica por especialidades em cada região do Estado. A partir daí, os dados foram cruzados e, com isso, foram detectados os locais cuja fila de espera tinha maior proporção.

Cirurgias

Os pacientes que aguardavam na fila de espera para cirurgias como de hérnia, fimose, varizes, vasectomia, tumores de pele, entre outros, foram comunicadas no decorrer da semana por técnicos da secretaria da Saúde. Todos serão internados na manhã deste sábado e liberados no final do mesmo dia.

Pelo menos mil profissionais, entre médicos, enfermeiros e atendentes, participam do mutirão que terá atendimento das 8 às 17 horas nos hospitais e ambulatórios estaduais.  

A Secretaria da Saúde disponibilizará telefones para orientação à população: 150 para a Capital; e (11) 3081.2817, (11) 3066.8684 / 8359 e 8065 para as outras cidades do Estado.

Cleber Mata

Veja a relação completa com endereço das unidades que participam do Mutirão da Saúde neste sábado, 14, e também os exames oferecidos.

Leia também:

São Paulo terá série de mutirões de saúde durante 2007, garante Serra