São Paulo passa a ‘exportar’ córneas para outros estados

Medida será possível em razão do fim da fila para transplante do tecido entre os paulistas

qua, 06/01/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde de São Paulo irá encaminhar, pela primeira vez na história, córneas para transplantes em outros estados do Brasil. Com isso, pacientes que aguardam na lista de espera das centrais de transplantes poderão ser beneficiados por córneas captadas em hospitais de São Paulo.

Esta medida será possível graças ao fim da fila para transplante do tecido no Estado de São Paulo. Em 31 de dezembro, por exemplo, não havia nenhum paciente inscrito na lista de ativos (considerados aptos a fazer a cirurgia). Na segunda-feira, 4, apenas 10 pessoas constavam da relação. Há seis anos, a fila paulista tinha cerca de 5.000 pacientes aguardando por uma córnea.

Desde a semana passada, 54 córneas foram encaminhadas por São Paulo a outros estados. Desse total, 30 foram para o Rio Grande do Norte, 11 para o Maranhão, sete para o Acre e seis para Estado do Pará. O Ministério da Saúde, por intermédio do Sistema Nacional de Transplantes, irá informar a Secretaria para quais estados as córneas excedentes, não usadas para transplantes em São Paulo, deverão ser encaminhadas.

Mesmo antes da nova medida que permite o envio das córneas para outros estados, São Paulo já atendia pacientes de outros estados que eram inscritos na Central de Transplantes paulista. Dos 5.686 transplantes do tecido realizados no Estado de São Paulo em 2009, 24,7% eram de pessoas residentes em outros estados. Só o Rio de Janeiro respondeu por 10,5% das cirurgias.

“Graças ao aprimoramento do trabalho de captação realizado pelos bancos de olhos de São Paulo, conseguimos zerar a fila no Estado e agora temos condições de ajudar pacientes de todo o Brasil que aguardam por um transplante de córnea”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Da Secretaria da Saúde