São Paulo participa de encontro voltado à acessibilidade no Japão

Representado pelo coordenador da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Estado deu sugestões inovadoras a outros países

dom, 06/05/2012 - 9h10 | Do Portal do Governo

A capital do Japão, Tóquio, recebeu o “Encontro de Especialistas sobre a Construção de uma Sociedade e Desenvolvimento Inclusivos por meio da Acessibilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação: Questões e Tendências Emergentes”. Durante o evento, organizado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (DESA) e pela Nippon Foundation, foram discutidas questões ligadas à acessibilidade de pessoas com deficiência e a preparação e resposta em situações de emergência ou desastres naturais, por conta do alto índice de vítimas com deficiência nesse tipo de situação.

O Estado de São Paulo foi representado pelo Coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, e fez uma recomendação à ONU “Divulgamos todas as ações realizadas pelo Estado que de alguma forma envolvem a tecnologia, mas mais inovadora foi a nossa proposta para a ONU de que incentive seus países membros a criarem instâncias governamentais especializadas na defesa dos direitos da pessoa com deficiência como a nossa Secretaria”, afirmou Cid. “Todos aplaudiram a nossa proposta.”

Mais de 40 especialistas de 20 países compareceram ao encontro que proporcionou o intercâmbio de conhecimento e a discussão de estratégias de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a inclusão e o avanço das pessoas com deficiência, principalmente nos países em desenvolvimento. “Uma das grandes questões atuais é como implementar políticas públicas. Nosso desafio agora não é mais o que fazer, mas como fazer”, definiu Torquto.

Carlos Damasceno, da Cordenadoria de Relações Internacionais da Secretaria, e o engenheiro Milton Oshiro, representante da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, também participaram do evento e tiveram a oportunidade de aprender e conhecer pessoalmente práticas inclusivas de um dos países mais desenvolvidos do mundo.

Do Portal do Governo do Estado