São Paulo oficializa candidatura para sediar Expo 2020

Cidade concorre com outras quatro para sediar terceiro maior evento do mundo

ter, 20/11/2012 - 17h46 | Do Portal do Governo

Os secretários Sidney Beraldo (Casa Civil) e Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano) estão em Paris representando o governo do Estado no lançamento oficial da candidatura da cidade de São Paulo como sede da Expo Universal 2020, considerada o terceiro maior evento do mundo, atrás apenas da Copa do Mundo e das Olimpíadas. É a primeira vez que uma cidade sul-americana participa como candidata.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A campanha pela defesa de São Paulo como sede do evento começou nesta terça-feira, 19, com uma audiência junto ao secretário-geral do Bureau Internacional de Exposições (BIE), Vicente Loscertales. Além dos secretários de Estado, o encontro contou também com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o prefeito eleito, Fernando Haddad. À noite, a comitiva brasileira participou do coquetel de boas vindas realizado na Embaixada do Brasil, na capital francesa. 

Durante a viagem, serão apresentados compromissos assumidos pelo Estado de São Paulo. Dentre eles, investimentos em mobilidade urbana, que garantirão mais do que o acesso dos visitantes ao local do evento, no bairro Pirituba. “Vamos investir em transporte sobre trilhos e acessos rodoviários para beneficiar não apenas os frequentadores da Expo 2020, mas também deixar um legado permanente para a cidade de São Paulo.”

As propostas serão apresentadas para membros do Bureau Internacional de Exposições (BIE), órgão composto por 161 países e responsável pela escolha da cidade vencedora, que será anunciada em novembro de 2013. São Paulo concorre com outras quatro cidades: Izmir (Turquia), Ekaterinburgo (Rússia), Dubai (Emirados Árabes) e Ayutthaya (Tailândia). 

O dinamismo multicultural e a pujança econômica da capital paulista nortearam a escolha do tema da exposição paulistana: “Força na diversidade; harmonia de seu crescimento”. As exposições mundiais ocorrem desde o século XIX e deixam importantes legados em diferentes áreas do conhecimento. A última edição foi realizada em Xangai, em 2010, alcançando 73 milhões de visitantes e a participação de 190 países.

Do Portal do Governo do Estado