São Paulo oferece inclusão digital para egressos

Recém saídos da prisão tiveram aulas de informática; para alguns foi o primeiro contato com o computador

sáb, 08/03/2008 - 13h47 | Do Portal do Governo

No dia 28 de fevereiro, uma turma de egressos assistidos pela Central de Atendimento ao Egresso (CAE) de São Paulo recebeu certificado de conclusão do curso de inclusão digital do Telecentro Páteo do Colégio/CMDH. A Central é um dos núcleos do Departamento de Reintegração Social Penitenciário (DRSP), órgão da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). A oportunidade surgiu da parceria entre o Departamento e a Comissão Municipal dos Direitos Humanos (CMDH) e proporcionou a esses cidadãos a inclusão digital, requisito essencial para o mercado de trabalho e mesmo para os vínculos sociais. A parceria garantirá vagas para egressos sempre que novas turmas forem abertas.

O Telecentro Páteo do Colégio, coordenado pela CMDH, é o único temático do município. Nele há aulas de informática, vídeos, informações e palestras sobre os Direitos Humanos. Nas vinte horas que compõe o curso de inclusão digital, os alunos aprendem a utilizar ferramentas como editor de texto, planilha eletrônica e internet.

A seleção é feita pelos técnicos do DRSP, que atendem egressos e prestadores de serviços à comunidade e os encaminham ao Telecentro Temático de Direitos Humanos. O curso é oferecido inicialmente a quem não possui conhecimentos de informática e tem tempo disponível para freqüentar as aulas. “A princípio está sendo oferecido o curso básico de introdução à informática, porém todo o conteúdo pesquisado em internet ou treinamento e aprendizagem são textos e pesquisas voltadas às questões de direitos humanos”, explica a diretora técnica do Centro de Penas e Medidas Alternativas, Márcia Antonietto.

Para os egressos foi uma experiência única, já que a maioria deles não tinha familiaridade com a informática. “Eles aproveitaram ao máximo os ensinamentos ministrados e demonstraram grande interesse e satisfação, o que explica os 100% de freqüência da turma”, elogiou a supervisora do curso, Annie Genevois. “Esse aprendizado é um recomeço em minha vida, pois a exclusão digital era um empecilho na busca por um emprego melhor e mais digno”, reconheceu um dos egressos que recebeu o certificado.

Além do curso, o Telecentro oferece atualização e suporte para os alunos tirarem dúvidas ou praticarem técnicas de utilização de computadores. A Central do Egresso e o CMDH estudam a implantação de um curso que ensina elaborar Currículum Vitae e dá orientações de como a pessoa deve se comportar em entrevistas de emprego, entre outros temas.

Egressos que tiverem interesse no curso “Inclusão digital”, devem procurar a Central de Atendimento ao Egresso de São Paulo para efetuarem as inscrições.

Serviço:

Central de Atendimento ao Egresso de São Paulo

Rua: Asdrúbal do Nascimento, nº 454, Bela Vista – SP

Telefone: (11) 3107-1113/1114

Telecentro Pateo do Colégio

Páteo do Colégio, nº 5 – Praça da Sé

Telefone: 3105-9612

Da Secretaria da Administração Penitenciária

(L.F.)