São Paulo no milênio do conhecimento – Genoma Cana-de-Açúcar

Governo do Estado de São Paulo e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo anunciam marcos e novas metas na pesquisa científica e tecnológi

qui, 04/01/2001 - 11h31 | Do Portal do Governo

Governo do Estado de São Paulo e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo anunciam marcos e novas metas na pesquisa científica e tecnológica

Genoma Cana-de-Açúcar

O Genoma Cana-de-Açúcar é o maior projeto acadêmico realizado no mundo para o seqüenciamento de genes expressos de uma planta. Mais de 80 mil genes da cana-de-açúcar foram identificados e começam a ser estudados. Um terço desses genes são inéditos, ou seja, nunca antes foram observados em um organismo vivo.
O projeto deverá permitir, dentro de dois anos, que seja produzida, pelo menos em laboratório, uma planta mais produtiva, resistentes a pragas e doenças, tolerante à seca e a herbicidas e eficiente na absorção de nutrientes a ponto de sobreviver mais facilmente em solos ácidos e pouco férteis.
Mais de 240 pesquisadores da rede ONSA ligados a 22 laboratórios de seqüenciamento e a outros 48 dedicados à prospecção de dados participaram do projeto. As pesquisas também envolveram pesquisadores de Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. O projeto foi proposto à FAPESP pela Copersucar por meio do Instituto Uniemp.
O projeto será concluído um ano antes do prazo previsto, superando as metas iniciais de 50 mil genes, a um custo equivalente à metade dos US$ 8 milhões aprovados pela FAPESP.

Leia também:
Genoma Xanthomonas
Genoma Humano do Câncer
Rede Acadêmica do Estado de São Paulo
Internet2
Consórcios Setoriais Para Inovação Tecnológica