São Paulo no milênio do conhecimento

Aviso de Pauta - Quinta-feira, dia 4 - O governador Mário Covas e a diretoria da Fapesp anunciam conclusões e metas do Programa Genoma

qua, 03/01/2001 - 11h28 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Quinta-feira, dia 4

O governador Mário Covas e a diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, anunciam nesta quinta-feira, dia 4, às 11 horas, no Palácio dos Bandeirantes, as conclusões e as próximas metas do Programa Genoma, o novo programa Consórcios Setoriais para Inovação Tecnológica (ConSITec) e a integração da rede eletrônica acadêmica (Advanced ANSP) à Internet2 mundial.

Internet2

Em 22 de dezembro, foi aprovado um acordo entre a Fapesp e a National Science Foundation (NSF), principal agência de fomento à pesquisa dos Estados Unidos, para conexão da Rede Advanced ANSP (Academic Network at São Paulo), criada pela Fapesp, à rede de alta velocidade que a Fundação norte-americana mantém entre 180 universidades. Os projetos dos programas Genoma e Biota desenvolvidos em cooperação entre grupos de pesquisadores brasileiros e norte-americanos justificaram esta aprovação.

A conexão à rede Internet2 acontece por meio de cabos de fibra óptica instalados entre São Paulo e Chicago – único ponto em que todas as redes mundiais de alta velocidade se encontram – e permitirá novos acordos para interligar centros de pesquisa paulistas a instituições da Europa e da Ásia. A infra-estrutura já está instalada e os testes terminam daqui a duas semanas.

Biota

Em 2001, um novo projeto em análise na Fapesp deverá fazer a integração das coleções biológicas brasileiras localizadas na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Botânica, Instituto Biológico de Campinas e Fundação André Tosello ao projeto Species Analyst, parte da North America Biodiversity Information Network (rede de informação sobre biodiversidade da América do Norte).

Com recursos da rede de alta velocidade padrão Internet2, os 25 projetos do programa Biota/Fapesp – que faz o levantamento e a análise de informações sobre a biodiversidade do Estado de São Paulo – poderão trocar informações e desenvolver novos estudos sobre a biodiversidade com pesquisadores de instituições da América do Norte e também da Europa.

ConSITec

A crescente demanda por financiamentos de projetos nos programas Parceria para Inovação Tecnológica e Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas, criados respectivamente em 1994 e 1997, levou à criação do programa Consórcios Setoriais para Inovação Tecnológica, ConSITec – uma iniciativa da Fapesp que propicia maior interação, por prazos maiores, entre universidades e empresas para estudar e resolver problemas tecnológicos gerados pela atividade empresarial.

Os projetos aprovados no ConSITec receberão auxílios para implantação e modernização da infra-estrutura de laboratórios de grupos instalados em instituições de pesquisa e auxílios solicitados por pesquisadores desses grupos. A participação da Fundação consiste no apoio à formação do consórcio, que exige a participação de pelo menos três empresas por, no mínimo, três anos.

Em termos financeiros, o apoio da Fapesp não poderá superar 50% dos investimentos requeridos, dentro do limite anual de 200 mil reais por projeto.

Genoma

O projeto Genoma Humano do Câncer atingiu em dezembro a marca de um milhão de seqüências de genes de tumores mais freqüentes no País – o dobro da meta inicial. Esta produção torna o projeto responsável por um terço das informações genéticas sobre o câncer gerada por instituições públicas de todo o mundo. Um ano antes do previsto, o projeto Genoma Cana completou o seqüenciamento de 80 mil genes que compõem o mapa completo de como a planta vive, se reproduz e morre. Daqui a dois anos, os cientistas poderão criar, pelo menos em laboratório, uma cana mais produtiva, resistente a pragas e doenças e tolerante à seca e a herbicidas. Outra realização foi o seqüenciamento genético completo da bactéria que causa o cancro cítrico, a Xanthomonas citri, pelos pesquisadores do projeto Genoma Xanthomonas. Até março deste ano, a classificação dos 4.500 genes da bactéria deve estar concluída.

Data: Quinta-feira, 4 de janeiro de 2001
Hora: 11 horas
Local: Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, nº 4.500 – São Paulo/SP