São Paulo mostra sua cultura no 3º Salão do Turismo

Governador em exercício Alberto Goldman participou a abertura no evento nesta terça-feira, 17, na capital

ter, 17/06/2008 - 20h56 | Do Portal do Governo

Atualizada às 21h29

O governador em exercício Alberto Goldman participou na noite desta terça-feira, 17, da abertura da terceira edição do Salão do Turismo “Roteiros do Brasil”. O evento, aberto ao público entre os dias 18 e 22, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona norte da capital, é uma iniciativa do governo federal através do Ministério do Turismo.

Goldman lembrou aos presentes que o Estado de São Paulo é o maior emissor de turistas para o restante do país. “Ficamos muito felizes com isso. É muito importante que a pujança de São Paulo, sua economia tão avançada, possa ser um instrumento para alavancar o desenvolvimento de outras regiões do país”, observou Goldman.

Ele afirmou ainda que o Estado não se destaca apenas no “natural” turismo de negócios, mas também no turismo cultural, além do gastronômico, litorâneo e de montanhas. “Como instrumento de desenvolvimento de São Paulo, o turismo é tão importante como a indústria e a agricultura”, completou. O evento contou com a presença do secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva.

Atrações

O evento traz, além de destinos turísticos, atrações culturais de cada Estado. No espaço São Paulo, a Vitrine Brasil é formada por gastronomia, manifestações culturais e artesanato. Neste último, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com a Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades) montou a Casa São Paulo. Nela o público terá a oportunidade de conhecer mais do trabalho da artista Norma Tamaoki: no espaço “Saber Fazer” ela vai ensinar como produzir uma arte herdada pelos Incas através do uso de pintura e cerâmica.

O espaço também traz outros nomes do artesanato como Cleide de Fátima Toledo, com palha de taboa e sisal; Maria Clara Fragoso, que realiza um resgate da memória arquitetônica com esculturas históricas e peças sacras; e Denys Toquetti, de Bertioga, que produz manualmente cestos, chapéus e arranjos em palha de coqueiro no estilo da cultura indígena Pataxó.

O Centenário da Imigração Japonesa não foi esquecido pela Secretaria de Esporte, lazer e Turismo. Para animar o evento, a pasta convidou o grupo “Ryubu Daiko” de taiko (tambores japoneses). O grupo, formado por mais de 40 crianças entre 7 e 18 anos de idade, nasceu em 2002 nas festividades do “Bom Odori”, realizada anualmente pela cidade paulista de Ibiúna. Em março deste ano, o grupo foi ao Japão para tocar a música “Daí Shizen” (Grandiosa Natureza) de autoria própria, com a qual se tornou campeão brasileiro de taiko.

Na sessão de gastronomia nada mais paulista do que o brigadeiro, doce feito apenas com leite condensado, achocolatado em pó e manteiga, e que há muito tempo não falta em nenhuma festa de aniversário. Conta a história que ele foi criado em uma festa no bairro Pacaembu, da capital paulista, em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, durante sua candidatura a presidência da república. Também haverá muita pizza, prato trazido pelos imigrantes italianos por volta de 1880 e que foi muito bem incorporado pela cultura gastronômica paulista. De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) existem seis mil pizzarias na capital paulista que vendem 43 milhões de pizzas por mês (algo em torno de 16 por segundo).

Feira de Roteiros

Mas o “prato principal” do Salão do Turismo deste ano será a Feira de Roteiros. São Paulo, em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), vai apresentar 18 produtos turísticos, desenvolvidos no programa de regionalização do Estado. Alguns exemplos:

– Circuito das Águas Paulista (Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro)

– Circuito Cavernas da Mata Atlântica (Apiaí, Barra do Turvo, Eldorado e Iporanga)

– Circuito Costa da Mata Atlântica (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaem, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos e São Vicente)

– Circuito Litoral Norte Paulista (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba)

– Circuito das Frutas (Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo)

– Circuito de Aventura & Lazer ( Apiaí, Buri, Capão Bonito, Guapiara, Ribeirão Grande, São Miguel Arcanjo e Campina do Monte Alegre)

– Circuito da Mantiqueira (Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos)

– Roteiro Turístico Religioso (Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá)

Sobre o Salão

Segundo o Ministério do Turismo, o objetivo do evento é promover e incentivar, por meio da gestão descentralizada, a organização e a comercialização dos destinos turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes e princípios do Programa de Regionalização do ministério.

As duas primeiras edições do Salão do Turismo foram realizadas em 2005 e 2006. Na edição 2006, por exemplo, o evento apresentou ao público de 109,4 mil visitantes 396 roteiros (de 149 regiões turísticas e 1.027 municípios). Outras conquistas do Salão 2006 foram a movimentação econômica de R$ 25,9 milhões gerada na cidade de São Paulo e o envolvimento na realização do evento de 10,2 mil profissionais, contribuindo para a geração de emprego e de renda.

Manoel Schlindwein com Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo