São Paulo mobiliza 20 mil agentes contra a dengue

Abertura aconteceu na capital, no bairro de Perus, e contou com a presença de Serra

seg, 31/03/2008 - 13h40 | Do Portal do Governo

Para lembrar que o controle da dengue deve ser feito durante todo o ano e não apenas nos meses mais quentes, a Secretaria Estadual da Saúde programou entre 31 de março a 4 de abril a Semana de Mobilização Social contra a Dengue. A abertura do mutirão  aconteceu na manhã desta segunda-feira, 31, no bairro de Perus, na capital, e contou com a presença do governador José Serra e do secretário da pasta,  Luiz Roberto Barradas Barata.

A mobilização contará com a ação de 20 mil agentes em todo o Estado. Em Perus, o governador José Serra acompanhou a vistoria feita em duas residências por técnicos da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), que encontraram focos do mosquito em uma delas. O governador aproveitou para reiterar o apelo para que a população continue participando ativamente da luta contra a doença. “Peço que as famílias não esperem a chegada dos agentes. É só dar uma olhada e eliminar todos os focos de água parada, mesmo os pequenos”, disse Serra.

São Paulo conseguiu reduzir em 97,1% o número de casos de dengue no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Balanço da Saúde aponta que de janeiro a março de 2008, foram confirmados 1.297 casos da doença no Estado. No mesmo período de 2007, houve 44.760 casos.

Além da queda do número de casos, neste ano um número menor de municípios registrou casos da doença. Foram 124 municípios neste ano contra 291 no mesmo período de 2007.

Prevenção

Entre as razões apontadas para a queda estão ações efetivas de prevenção pelos municípios e Estado e uma maior mobilização da população para evitar criadouros da doença.

Foram investidos cerca de R$ 40 milhões em ações preventivas e de combate ao mosquito em 2007. Além da criação do Esquadrão Anti-dengue, um grupo de elite da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) preparado para ações emergenciais em municípios tidos como prioritários, criou a Operação Pente Fino.

Cerca de 80 municípios que formavam, naquele período, o epicentro da dengue no Estado, receberam a visita dos técnicos da Sucen e auxilio para controlar a doença. 

 Um efetivo de 110 profissionais, dos quais 90 desinsetizadores, passaram a integrar o quadro fixo da Sucen, que também disponibilizou equipamentos de combate à dengue, incluindo 30 novos carros e 30 borrifadores (atomizadores costais), adquiridos pela pasta especialmente para esta operação.

Alerta

Mesmo com a queda do número de casos de dengue em 2008, a Secretaria alerta para o combate incessante ao mosquito Aedes aegypti . “O verão acabou, mas os cuidados contra a dengue não podem cessar. A população precisa continuar alerta, ajudando no combate à doença, como já vem fazendo”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Manoel Schlindwein / Da Secretaria da Saúde